Notícias Nunca se venderam tantos Lamborghini como em 2023

Mercado

Nunca se venderam tantos Lamborghini como em 2023

A Lamborghini tem batido recordes de vendas consecutivos nos últimos anos e 2023 não foi diferente. Pela primeira vez na história esse número tem cinco dígitos.

Sterrato 3/4 de frente em terra
© Lamborghini

No mesmo ano em que a Lamborghini celebrou 60 anos, esta atingiu também um novo recorde de vendas.

Pela primeira vez na sua história, o construtor italiano vendeu mais de 10 mil carros —10 112 para sermos precisos —, em apenas um ano. O que representa um aumento de 10% relativamente a 2022.

“Ter ultrapassado os 10 mil carros entregues é uma verdadeira história de orgulho para toda a empresa. Mas, como sempre, nós não vamos parar em marcos únicos, e estamos prontos para aceitar novos desafios e mais emocionantes em 2024.”

Stephan Winkelmann, diretor executivo da Lamborghini
gráfico números de Lamborghini vendidos por país
© Lamborghini Para onde foram os mais de 10 000 Lamborghini em 2023?

Na lista de países responsáveis por esta conquista, os Estados Unidos da América encontram-se em primeiro lugar — como já é norma —, com três mil Lamborghini registados.

São seguidos pela Alemanha (961), China, Hong Kong e Macau (845), e Reino Unido (801). Sendo que a lista se prolonga por mais 10 países.

Urus foi o mais vendido

Talvez não seja surpresa que o Urus tenha sido o Lamborghini mais vendido de todos. O “super-SUV”, como a marca o define, foi vendido em 6087 unidades, o que corresponde a cerca de 60% do total.

Lamborghini Urus Performante, na terra, frente 3/4
© Lamborghini Lamborghini Urus Performante

Foi seguido pelo Lamborghini Huracán, com 3962 unidades. O superdesportivo vai conhecer um sucessor este ano e, não fosse o Urus, terminaria a sua carreira como o Lamborghini mais produzido de sempre, com mais de 25 mil unidades.

Por fim, mas não menos importante, a Lamborghini entregou 63 supercarros com motor V12. Destes, 51 são few-offs — produzidos em muito poucas unidades, como o Countach LPI 800-4 —; enquanto os restantes 12 são os últimos Aventador.

É de salientar que o sucessor híbrido do Aventador, o Revuelto, lançado em 2023, teve um início de carreira estrondoso: encontra-se esgotado até 2026. O que significa que mesmo que se encomende o supercarro hoje, só será entregue daqui a dois anos.

Recorde que o Revuelto está equipado com um novo motor V12 de 6,5 litros, acompanhado por três motores elétricos, o que resulta em 1015 cv — é o Lamborghini de estrada mais potente de sempre. Claro que teria de ser muito rápido: os 0 aos 100 km/h são atingidos em escassos 2,5s e continua a acelerar até aos 349 km/h.