Notícias Este Hyundai IONIQ 5 não está partido mas é capaz de virar como nenhum outro

Arranque a Frio

Este Hyundai IONIQ 5 não está partido mas é capaz de virar como nenhum outro

Este Hyundai IONIQ 5 é capaz de girar sobre si próprio, andar de lado e na diagonal. Tudo graças ao e-Corner System da Hyundai Mobis.

Hyundai Ioniq 5 com e-corner system, com cada roda virada em direções opostas
© Hyundai Mobis

No início do ano, no CES 2023, a Hyundai Mobis — fornecedora da indústria e afiliada Grupo Hyundai — apresentou o e-Corner System.

Trata-se de um sistema que consiste num módulo que integra a travagem e direção — ambos by wire, sem ligações mecânicas —, o amortecedor e um motor elétrico no interior da roda.

Ou seja, cada roda torna-se totalmente independente, livre de qualquer ligação física a outra roda ou a uma cadeia cinemática. E isto abre possibilidades.

No CES, a Hyundai Mobis mostrou-as de forma virtual. Agora já tem um Hyundai IONIQ 5 adaptado com este sistema para demonstrar todo o seu potencial.

O e-Corner System, ao controlar individualmente cada roda, pode fazer este IONIQ 5 girar sobre si próprio (360º); pivotar sobre o eixo dianteiro ou traseiro; girar 90º todas as rodas para estacionar em paralelo sem… «espinhas»; e mudar de via diagonalmente.

As vantagens do e-Corner System são óbvias. E não é a primeira vez que vemos protótipos capazes de fazer exercícios semelhantes, ainda que com recurso a outras soluções tecnológicas.

Mas será que veremos sistemas como este da Hyundai Mobis chegar algum dia à produção?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën Xantia?