Notícias Estas baterias de estado sólido mostram que quase não «envelhecem»

Baterias

Estas baterias de estado sólido mostram que quase não «envelhecem»

O Grupo Volkswagen esteve a testar o desempenho das baterias de estado sólido da QuantumScape e obteve resultados surpreendentes.

Bateria de estado sólido da Quantumscape
© Quantumscape

As baterias de estado sólido são uma das tecnologias «em cima da mesa» mais prometedoras para o futuro dos elétricos: não viciam, permitem carregamentos ultrarrápidos e têm uma densidade energética muito superior às de iões de lítio. Ou seja, para uma mesma capacidade pesam bem menos e ocupam menos espaço.

Uma das empresas que mais tem investido neste campo é a norte-americana QuantumScape, na qual o Grupo Volkswagen voltou a investir mais de 180 milhões de euros há cerca de três anos e meio — desde 2012 que o grupo alemão investe na empresa.

Com o objetivo de testar o desempenho das suas células de estado sólido, foram realizados testes nos laboratórios da PowerCo — pertencente ao Grupo Volkswagen — ao longo dos últimos meses. Os primeiros resultados acabam de ser anunciados e são muito promissores.

celula individual de bateria de estado sólido da QuantumScape
© QuantumScape

Segundo Frank Blome, o diretor executivo da PowerCo, “estes resultados são muito encorajadores que sustentam de forma impressionante o potencial das células de estado sólido. O resultado final deste desenvolvimento poderá ser uma célula de bateria capaz de oferecer uma maior autonomia, carregamentos muito rápidos e que praticamente não envelhece.”

Blome continua: “(…) vamos continuar a trabalhar com a QuantumScape a todo o vapor, para que estas células possam começar a ser produzidas em série.”

“Estes resultados de testes muito encorajadores e um marco no caminho para a produção em série da célula de estado sólido.”

Frank Blome, CEO da PowerCo

Tal como referido pela QuantumScape, as baterias de estado sólido estão preparadas para transformar os automóveis elétricos, sendo que as suas células “excederam significativamente os requisitos de desempenho” nos restes realizados pela Volkswagen.

Resultados dos testes às baterias de estado sólido

Entre os resultados agora divulgados, é referido que o protótipo de testes da bateria de estado sólido foi sujeito a mais de 1000 ciclos de carregamento e que isso quase não alterou o seu desempenho.

Depois dos testes, as células ainda mantinham cerca de 95% da sua capacidade de armazenamento de energia original. O objetivo inicial tinha como metas 700 ciclos e até 20% de perda de capacidade.

Volkswagen ID.7 vista lateral a carregar
© Volkswagen Poderemos ver baterias de estado sólido na próxima geração do ID.7? Muito provavelmente

Isto significa que para um automóvel elétrico com uma autonomia anunciada entre 500 km e 600 km (ciclo combinado WLTP), corresponde a um total superior a meio milhão de quilómetros (500 000 km).

A QuantumScape refere que os resultados dos testes efetuados durante os últimos meses nos laboratórios PowerCo da Volkswagen “demonstram o potencial de desempenho das baterias de estado sólido em comparação com as baterias tradicionais de iões de lítio e outras baterias de próxima geração atualmente em desenvolvimento”.

Uma versão final de produção ainda está longe de acontecer, ainda que tanto a QuantumScape como a Volkswagen estejam a trabalhar em conjunto para colocar esta solução do mercado o mais rapidamente possível.

Os planos iniciais tinham previsto um início de produção em 2025, mas o “próximo passo para chegar à produção em série é aperfeiçoar e escalar os processos de produção“, diz a Volkswagen. Ou seja, ainda estamos a alguns anos de distância de ver esta bateria de estado sólido ser produzida em massa.