Notícias Audi e chinesa SAIC juntas no desenvolvimento de automóveis elétricos

Indústria

Audi e chinesa SAIC juntas no desenvolvimento de automóveis elétricos

Audi e SAIC procuram reforçar a sua presença no mercado chinês neste período de rápida transição para a mobilidade elétrica.

Audi Grandsphere de frente
© Audi

A Audi e a SAIC, a «dona» de marcas como a MG ou a marca premium elétrica IM Motors, firmaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de automóveis elétricos para os segmentos mais altos do mercado.

Esta nova parceria procura reforçar a posição de ambos os construtores no mercado chinês, o maior do mundo, para fazer face à rápida transição deste para a eletrificação.

Audi activesphere concept
© Audi Audi activesphere concept

Apenas para contexto, em 2022 foram matriculados mais de 3,5 milhões de automóveis elétricos na China, sendo o mercado global que mais os absorve. A tendência de crescimento não vai abrandar.

A pressão é elevada na Audi para não «perder este comboio», cujas vendas na China — o seu maior mercado —, têm decrescido nos últimos anos.

Problemas em «casa» leva à procura de alternativas

Esta parceria entre a Audi e a SAIC surge no seguimento de um período conturbado no construtor alemão que culminou, no mês passado, na saída de Markus Duesmann como diretor executivo, tendo sido substituído por Gernot Doellner.

A transição da Audi para a era elétrica sofreu vários revés nos últimos tempos, devido aos problemas de desenvolvimento de software no Grupo Volkswagen.

Esses problemas levaram ao adiamento do lançamento de modelos elétricos chave como o Q6 e-tron e o A6 e-tron — assentes sobre a plataforma PPE, desenvolvida a meias com a Porsche —, como também «empurrou» em pelo menos dois anos (para 2028) a introdução da nova plataforma SSP do Grupo Volkswagen.

 IM Motors L7 frente 3/4
© IM Motors L7 IM Motors L7

É aqui que entra a parceria agora efetuada com a SAIC. O grupo chinês já tem uma plataforma pronta a usar, destinada aos modelos IM L7 e IM LS7 (SUV), e parece ter os argumentos certos para as necessidades da Audi.

A plataforma que serve estes modelos já suporta uma arquitetura elétrica de 800 V e foi concebida para modelos de grandes dimensões, com distâncias entre eixos entre os 2,8 m e os 3,2 m.

Audi Urbansphere frente 3/4
© Audi O Audi Urbansphere antecipa um MPV de luxo gigante, pensado especialmente para a China, onde este tipo de veículo é particularmente apreciado nos segmentos mais elevados.

Os protótipos Sphere da Audi, que tem vindo a apresentar nos últimos tempos, indicam-nos o que esperar da próxima família de automóveis elétricos da marca dos quatro anéis.

Esta parceria entre a Audi e a SAIC poderá não ficar por aqui e ser reforçada no futuro.