Notícias O adeus à Land Rover? Conheçam a estratégia da nova JLR

Indústria

O adeus à Land Rover? Conheçam a estratégia da nova JLR

A nova JLR diz ser uma "Casa de Marcas" e nela vamos encontrar a Ranger Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Mas e a Land Rover?

Land Rover Defender, detalhe da frente a evidenciar simbolo
© JLR

Em Coventry sopram ventos fortes de mudança e nem o nome do grupo Jaguar Land Rover escapa: vai mudar para um mais sintético JLR.

Por detrás do acrónimo está ainda a designação Jaguar Land Rover, mas a comunicação do grupo deixará de usar a versão por extenso e recorrerá apenas a JLR.

Com este anúncio foi apresentado um novo logótipo e, pela primeira vez, deixa de usar em conjunto os logótipos da Jaguar e da Land Rover e adota uma identidade única.

Range Rover
© Land Rover Range Rover.

O novo logótipo adota um tipo de letra linear, estilizado, minimalista e elegante, indo de encontro à ambição de luxo moderno do grupo.

O fim da Land Rover?

Esta decisão de alterar a identidade do grupo, tanto ao nível do nome como do logótipo, justifica-se em parte com a abordagem de ampliar o poder das marcas Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.

Leram bem: marcas. Range Rover, Defender e Discovery vão subir de estatuto e assumir-se como marcas independentes. Mas o que acontece com a Land Rover? Será o seu fim?

© JLR As quatro marcas da “House of Brands”: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Land Rover passa

Não, de acordo com a JLR. A Land Rover continuará a existir, ainda que num papel diferente, continuando a estar visível nos “veículos, plataformas online e pontos de venda”. Será uma espécie de “selo de confiança” para as outras marcas de SUV e veículos todo o terreno do grupo.

O porquê de remeter a Land Rover para este papel algo secundário? Gerry McGovern, o diretor criativo da JLR, ajuda a esclarecer, em declarações à Autocar.

“A realidade é que Range Rover é uma marca assim como Defender. Os clientes dizem que têm um Range Rover e não um Land Rover Range Rover SV Autobiography. No luxo é preciso claridade absoluta.”

Gerry McGovern, diretor criativo da JLR

McGovern conclui que apesar de adorarem a Land Rover, como marca, não tem a mesma equidade que Range Rover. “E (a marca) Defender está a subir (o seu valor) significativamente”, remata.

Jaguar será sobre luxo elétrico

Se a Land Rover… perdão, a Range Rover, Defender e Discovery têm sido as geradoras de receita para a JLR, a Jaguar tem estado numa espécie de limbo.

Jaguar I-Pace 2023
© Jaguar Jaguar I-Pace. Atualmente o único elétrico da marca britânica.

A sua reinvenção vem a caminho e será uma espécie de «tudo ou nada» para a histórica marca britânica. A Jaguar vai reposicionar-se mais acima no mercado, apontando a «mira» a outras marcas como a Bentley ou a Porsche, ao invés do trio alemão premium habitual (Mercedes-Benz, Audi e BMW).

O primeiro capítulo dessa reinvenção iremos conhecê-lo em 2024, chegando ao mercado em 2025. Fiquem a conhecê-lo em mais detalhe.