Notícias Range Rover «empurra» JLR para o melhor trimestre desde 2017

Indústria

Range Rover «empurra» JLR para o melhor trimestre desde 2017

O resultado alcançado pela JLR dá boas perspetivas à revolução em curso, rumo à eletrificação e à total reinvenção da Jaguar.

Range Rover P440e na estrada, frente 3/4
© Range Rover

A JLR, antiga Jaguar Land Rover, anunciou os resultados do seu terceiro trimestre do ano fiscal 2023/24, que foram os melhores dos últimos seis anos.

Para contexto, uma vez que a JLR é uma subsidiária da empresa indiana Tata Motors, o início do ano fiscal é em abril. Por isso, o seu terceiro trimestre corresponde ao nosso último trimestre do ano, ou seja, entre outubro e dezembro.

Range Rover P530
© Range Rover Range Rover P530

Posto isto, o terceiro trimestre do ano fiscal de 2023/24 da JLR foi o seu melhor desde os resultados conseguidos no último trimestre do ano fiscal de 2017/18.

O grupo britânico anunciou um lucro antes de impostos de 627 milhões de libras — cerca de 733 milhões de euros. No acumulado dos três trimestres, já regista um lucro (antes de impostos) de 1,5 mil milhões de libras — 1,75 mil milhões de euros.

Gama Range Rover é a «culpada»

Os principais «acusados» deste resultado são as subidas expressivas nas vendas dos Range Rover, Range Rover Sport, Range Rover Evoque e Range Rover Velar.

A JLR destaca as vendas das versões SV do Range Rover — as mais luxuosas e caras, com preços a começar nos 224 mil euros em Portugal —, que têm tido uma procura «inusitada». No acumulado dos três trimestres do corrente ano fiscal, as 3637 unidades vendidas superam em quase duas vezes mais as 1909 unidades da totalidade do último ano fiscal.

O diretor-geral da JLR, Adrian Mardell, mostrou-se orgulhoso destes resultados: “eu atribuo estes resultados à nossa talentosa e dedicada equipa, que trabalham implacavelmente para trazer os nossos modelos excepcionais para o mercado.”

Plano Reimagine a «todo o vapor» rumo à eletrificação

Mardell atribui ainda à obtenção destes excelentes resultados o impacto do plano Reimagine (apresentado em 2021), que está a preparar todo o grupo para um futuro elétrico.

Os investimentos da JLR nesse sentido continuam em curso. O mais recente, no valor de 60 milhões de libras (cerca de 70 milhões de euros), está a ser canalizado para várias unidades do grupo no Reino Unido que vão produzir veículos elétricos ou cadeias cinemáticas elétricas.

Ler também: Range Rover 100% elétrico é uma realidade e já o pode pré-reservar

Recorde que a JLR vai lançar o modelo Range Rover Electric, que até agora já conta com 16 mil pré-reservas. Os protótipos de teste do inédito modelo já andam na estrada.

Também estamos mais próximos de conhecer a nova Jaguar, que se reposicionará mais acima no mercado, com o primeiro modelo a ser um GT de quatro portas 100% elétrico.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Jaguar XJ220?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

30 anos depois, conseguirá um Jaguar XJ220 dar 320 km/h?