Notícias Como melhorar um Subaru Impreza? Um V8 Ferrari pode ser a resposta

Arranque a frio

Como melhorar um Subaru Impreza? Um V8 Ferrari pode ser a resposta

O piloto de rali Sam Albert encontrou a forma perfeita de melhorar a potência (e o som) do seu Subaru Impreza com um motor Ferrari.

Subaru Impreza drift
© Sam Albert Rally

Porque razão o piloto norte-americano Sam Albert decidiu trocar o boxer de quatro cilindros do seu Subaru Impreza pelo 4.3 V8 do Ferrari California?

Simples. O campeonato norte-americano de ralis em que participa tem uma classe Open 4WD, que permite motores naturalmente aspirados até 4,5 l.

A ideia arrojada passou rapidamente para projeto e acabou por demorar menos tempo do que ler todos os regulamentos. É claro que nem tudo foi fácil, mas o resultado acabou por compensar todos os desafios.

A tarefa de encaixar um motor V8 da Ferrari (F136 IB) no compartimento dianteiro do Subaru Impreza está longe de ser tão simples como montar Lego. E para que fosse possível fazê-lo, foi necessário adaptar a estrutura inferior do motor.

Além disso, como este V8 é bem maior que o quatro cilindros boxer da Subaru que lá estava, também o capô teve de ser «adaptado».

Ainda que visualmente estranho, o resultado final é muito interessante e, provavelmente, mais divertido de conduzir.

Mas Albert e a sua equipa não revelaram quaisquer valores de potência ou desempenho do resultado. Porém, o vídeo do Subaru Impreza que partilharam já nos dá uma ideia da parte da «diversão» e… sonoridade.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que modelo a Ford instalou a sua primeira solução de sistema de navegação num automóvel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê