Notícias Maior fábrica de combustíveis sintéticos do mundo será de empresa apoiada pela Porsche

Combustíveis Sintéticos

Maior fábrica de combustíveis sintéticos do mundo será de empresa apoiada pela Porsche

A construção da maior unidade de produção de combustíveis sintéticos do mundo vai arrancar já em 2024, no Texas (EUA).

bidão de combustível sintético
© Porsche

Depois do projeto piloto no Chile, que está a ser um sucesso, a HIF Global — empresa onde a Porsche comprou uma participação de aproximadamente 69 milhões de euros em 2022 —, acaba de receber luz verde para a construção da maior unidade de produção de combustíveis sintéticos do planeta.

Localizada em Matagorda, no Texas (Estados Unidos da América), esta fábrica vai começar a ser construída já em 2024. Tem como objetivo vir a produzir aproximadamente 750 milhões de litros de combustíveis sintéticos por ano.

A empresa espera atingir este número em 2027, sendo que para isso vai necessitar de aproximadamente 300 000 toneladas de hidrogénio verde por ano e cerca de dois milhões de toneladas de “dióxido de carbono reciclado”.

Estes ingredientes são depois combinados e darão origem a aproximadamente 1,4 milhões de toneladas de metanol, que pode ser usado na indústria química ou então como combustível de navios.

A somar a isso, o metanol pode ser ainda mais refinado e transformado em gasolina sintética ou gasóleo sintético que podem ser usados em veículos de passageiros.

Até ao momento, o custo por litro dos combustíveis sintéticos tem sido apontado como uma das principais limitações à sua democratização, pelo que passar a produzir este tipo de combustível a uma escala industrial poderá mitigar esse fator.

Projeto piloto no Chile

Recorde-se que a HIF Global começou a ficar conhecida pelo projeto piloto que desenvolveu em Punta Arenas, no Chile, em parceria com a Porsche. A fábrica piloto tem o nome de “Haru Oni”.

Fábrica de combustíveis sintéticos da Porsche
© Porsche A fábrica onde a Porsche e HIF já estão a produzir combustíveis sintéticos, no Chile

Além da Porsche, este projeto piloto conta ainda com a participação de empresas como a Siemens Energy ou a ExxonMobil.

A gasolina sintética produzida da fábrica “Haru Oni” já permitiu saciar as necessidades de combustível de toda a temporada da Porsche Mobil 1 Supercup de 2022.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não foi desenvolvido com o auxílio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam