Notícias Hyundai i20 N. 204 cv, caixa manual e mira apontada ao Ford Fiesta ST

Apresentação

Hyundai i20 N. 204 cv, caixa manual e mira apontada ao Ford Fiesta ST

O Hyundai i20 N deu-se finalmente a conhecer e consigo traz um 1.6 l com 204 cv, 275 Nm e caixa manual e, esperemos, muita atitude.

Hyundai i20 N

O i30 N foi uma excitante e bem sucedida surpresa, pelo que as expetativas são bastante elevadas para o novo Hyundai i20 N de que te falamos hoje, ao qual foi aplicado a mesma receita do seu “irmão” maior.

Confirmam-se, desde logo, as expectativas visuais que tínhamos criado à volta do novo modelo sul-coreano, com este a adotar um visual que não nega a inspiração nos Hyundai i20 que correm no WRC.

Desta forma, na dianteira temos um para-choques redesenhado com entradas de ar maiores, um spoiler e, claro está, os “obrigatórios” logótipos. Na lateral destacam-se as novas embaladeiras enquanto na traseira encontramos um novo difusor, uma grande saída de escape e um spoiler — que mais parece uma asa — que não deixa muito a dever à usada no WRC.

VÊ TAMBÉM: O que é que o Hyundai i30 N e a KTM RC16 do Miguel Oliveira têm em comum?
Hyundai i20 N

Já no interior o novo i20 N apresenta-se com bancos desportivos com o encosto de cabeça integrado, um volante e punho da caixa específicos e detalhes no azul típico da divisão “N” da Hyundai. Já no painel de instrumentos digital as zonas vermelhas do conta-rotações variam de acordo com a temperatura do motor.

O que está debaixo do capô?

Debaixo do capô do novo Hyundai i20 N encontramos um 1.6 l turbo de quatro cilindros que debita 204 cv e 275 Nm, números que o colocam a par com os 200 cv e 290 Nm do Ford Fiesta ST.

Exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades com ponta tacão automático, este motor permite impulsionar os 1190 kg do i20 N até aos 100 km/h em apenas 6,7s e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima.

Apesar de estar presente noutros modelos da Hyundai, no i20 N este motor não só recebeu um novo turbo e intercooler como surge equipado com a tecnologia CVVD (Continuously Variable Valve Duration).

Hyundai i20 N
VÊ TAMBÉM: Este é o novo Hyundai i30 N. Primeiras imagens oficiais

Dinâmica (muito) trabalhada

Como seria de esperar, os 204 cv do i20 N são enviados às rodas dianteiras. Para as ajudar na tarefa de os colocar a todos no solo, a Hyundai não só equipou o mais desportivo dos i20 com um Launch Control como oferece, como opção, um diferencial autoblocante mecânico (o N Corner Carving Differential).

Hyundai i20 N

Tal como o i30 N, também o novo Hyundai i20 N surge equipado com cinco modos de condução: Normal, Eco, Sport, N e N Custom. O N Custom permite aos condutores selecionarem as especificações Eco, Normal, Sport ou Sport+ para diversos componentes.

Por fim, ainda no capítulo dinâmico, a Hyundai reforçou o chassis do i20 N em 12 pontos diferentes, traz novos amortecedores, novas molas e novas barras estabilizadoras. A juntar a isto temos ainda um camber revisto e travões com mais 40 mm de diâmetro.

Hyundai i20 N
VÊ TAMBÉM: Mais estilo, eletrificação, tecnologia e inédito N Line para o Hyundai Kauai

Quando chega e quanto vai custar?

Equipado com o sistema Hyundai SmartSense, o novo i20 N conta com equipamentos como o cruise control adaptativo com base no sistema de navegação, assistente anti-colisão frontal com travagem autónoma e deteção de peões e ciclistas, sistema de manutenção na faixa de rodagem, entre outros.

Para já, tanto o preço como a data de chegada do novo Hyundai i20 N ao nosso mercado continuam a ser uma incógnita.

Quando chegar até nós, é este pocket rocket que o i20 N terá de enfrentar:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Hyundai i10 N-Line?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já podes reservar o Hyundai i10 N-Line. Fica a saber quanto custa