Notícias «Caixa manual» para elétricos? A Toyota está a pensar nisso

Caixa manual

«Caixa manual» para elétricos? A Toyota está a pensar nisso

A Toyota registou várias patentes que contemplam a possibilidade de equipar um carro elétrico com caixa manual. Mas não é bem o que estão a pensar…

Toyota GT 86
Razão Automóvel

Num mundo cada vez mais dominado pelas caixas automáticas, a Toyota não desiste da caixa manual, nem mesmo nos… elétricos.

Os automóveis 100% elétricos, geralmente, recorrem apenas a uma única relação fixa (caixa redutora), com a marcha atrás a ser garantida através de um inversor no motor. Não têm uma caixa de velocidades (com múltiplas relações) como vemos nos veículos com motor de combustão.

Quanto muito, existem veículos elétricos com uma caixa de velocidades de duas relações, como acontece com o Porsche Taycan.

A NÃO PERDER: «Rugido» do Toyota GR Yaris não convence? Akrapovic já tem solução
toyota patente caixa manualMas a Toyota quer fazer diferente e colocar uma «caixa manual» num automóvel elétrico. Para isso acaba de registar oito patentes no Escritório de Patentes dos Estados Unidos, cujos esboços já foram divulgados no BZ forums.

Como funciona?

Analisando os esquemas que acompanharam o registo de patente deste sistema, é possível ver uma configuração idêntica a um carro de combustão, onde há um manípulo da caixa de velocidades com o clássico padrão “duplo H”, onde engrenamos a relação, e três pedais — acelerador, travão e… embraiagem.

Aquilo que não vemos representado é a caixa de velocidades em si nem a embraiagem.

Miguel Dias

Ou seja, esta patente da Toyota serve para a criação de uma caixa velocidades manual e respetiva embraiagem simulada. As nossas ações sobre o pedal da embraiagem e o manípulo da caixa de velocidades só geram impulsos eletrónicos que são interpretados por uma unidade de controlo.

Isto significa que cada vez que carregamos no pedal da embraiagem para «engrenar» uma relação, a unidade de controlo efetua uma pequena interrupção na propulsão, restabelecendo-a logo de seguida.

Não existe um desacoplamento real entre o motor e a transmissão, porque não existe uma embraiagem física que o faça, mas as sensações, promete esta patente, serão as mesmas que acontecem num automóvel a combustão equipado com caixa manual. Mas, efetivamente, não estamos a engrenar nenhuma relação acima ou abaixo daquela em que estamos.

Para que serve afinal esta solução?

A Toyota não explica o objetivo desta solução, que no papel parece ser apenas mais complexa e mais dispendiosa do que um sistema convencional.

Porém, é possível que a marca nipónica queira apelar à nostalgia dos condutores que continuam agarrados à ideia de que “carros desportivos só com caixa manual” ou apenas apreciem a interação adicional.

E não seria de estranhar que assim fosse. Basta pensar que o atual presidente da Toyota, Akio Toyoda, não só é um assumido petrolhead como já mostrou, por diversas vezes, que não gosta de fazer carros aborrecidos (e outras coisas). E isso, só por si, chega para justificar esta ideia, não?

Não é a primeira vez que vemos a Toyota tentar replicar a ação de uma caixa manual noutro tipo de transmissão. Em 2017, o construtor japonês revelou o GR HV Sports, um protótipo híbrido, com base no GT 86, que estava equipado com uma caixa automática, mas que permitia selecionar uma relação como se fosse uma manual.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?