Notícias Hyundai IONIQ 5 é o Carro do Ano 2022 na Alemanha

GCOTY 2022

Hyundai IONIQ 5 é o Carro do Ano 2022 na Alemanha

Pela primeira vez, houve um português entre os jurados na eleição do Carro do Ano na Alemanha (GCOTY 2022), com o título a ser entregue ao Hyundai IONIQ 5.

Hyundai ioniq 5

O Hyundai IONIQ 5 conquistou o galardão de Carro do Ano na Alemanha 2022 (GCOTY 2022 ou German Car of the Year 2022), tendo sido elegido por um painel de jornalistas automóveis e, pela primeira vez, com um jurado português entre eles.

Guilherme Costa, diretor da Razão Automóvel, que assume, cumulativamente, o cargo de diretor dos World Car Awards, foi um dos três jurados internacionais convidados pela direção do GCOTY.

No final de outubro já tinham sido dado a conhecer os cinco modelos elegíveis ao título de carro do ano, cada um deles o vencedor nas suas respetivas classes: Peugeot 308 (compacto), Kia EV6 (premium), Audi e-tron GT (luxo), Hyundai IONIQ 5 (novas energias) e Porsche 911 GT3 (performance).

VEJAM TAMBÉM: World Car Awards 2022. Já são conhecidos os candidatos preliminares

No final foi a proposta 100% elétrica da Hyundai que reuniu o maior número de votos conquistando o desejado título. O prémio de Carro do Ano na Alemanha 2022 foi presenteado a Michael Cole, presidente e diretor executivo da Hyundai Motor Europe, assim como a Jürgen Keller, diretor-geral da Hyundai Motor Alemanha.

"Que o IONIQ 5 tenha este prémio num ambiente tão competitivo mostra-nos que temos um veículo que se distingue claramente dos seus concorrentes. Esta vitória mostra-nos também que os elétricos a bateria são relevantes para os nossos clientes europeus. O IONIQ 5 é de momento o nosso modelo mais importante na nossa estratégia de eletrificação e um impulsionador da nossa visão para uma mobilidade zero emissões."

Michael Cole, presidente e diretor executivo da Hyundai Motor Europe

Não é a primeira vez que um modelo 100% elétrico conquista o título de Carro do Ano na Alemanha. De facto, o Hyundai IONIQ 5 é o quarto veículo 100% elétrico a consegui-lo, depois das vitórias em 2019 pelo Jaguar I-Pace, em 2020 pelo Porsche Taycan e em 2021 pelo Honda e.