Notícias IONIQ 5 Robotaxi. Carro autónomo da Hyundai ao serviço da Lyft em 2023

Veículos Autónomos

IONIQ 5 Robotaxi. Carro autónomo da Hyundai ao serviço da Lyft em 2023

A Hyundai e a Motional acabam de apresentar o IONIQ 5 Robotaxi, um táxi autónomo que estará ao serviço da Lyft a partir de 2023.

Hyundai IONIQ 5 Robotaxi

A Hyundai e a Motional, líder global em tecnologia de condução autónoma, acabam de apresentar um táxi-robô com base no IONIQ 5. Trata-se de um veículo autónomo de nível 4 e que por isso dispensa a intervenção de condutor.

A primeira aparição pública do IONIQ 5 Robotaxi vai acontecer no Salão de Munique, na Alemanha, entre os dias 7 e 12 de setembro.

Com um design orientado para a tecnologia, o IONIQ 5 Robotaxi conta com mais de 30 sensores — entre câmaras, radares e LIDAR — que garantem uma perceção de 360º, imagens de alta-resolução e a deteção de objetos de longo alcance.

A NÃO PERDER: IONIQ 5. O primeiro teste em vídeo ao novo elétrico da Hyundai
Motional e o Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi o robotaxi de nova geração da Motional

Além disso, está equipado com sistemas de machine learning avançados que contam com décadas de dados obtidos em condições de condução real.

Pensado e desenvolvido desde o início para ser operado totalmente em condução autónoma, o IONIQ 5 Robotaxi conta com o habitáculo espaçoso, tecnológico e arejado que elogiámos no ensaio ao IONIQ 5, mas integra um conjunto de funcionalidades centradas no passageiro, que permite uma interação com o veículo durante a viagem, como por exemplo redirecionar o táxi-robô a realizar uma paragem que não estava prevista.

Hyundai IONIQ 5 Robotaxi

Para que tudo corra como previsto, a Motional e a Hyundai dotaram este IONIQ 5 Robotaxi de vários sistemas de segurança, muitos deles redundantes, para que a experiência a bordo deste táxi autónomo seja o mais segura e tranquila possível.

LEIAM TAMBÉM: Hyundai antecipa modelo de alta performance movido a hidrogénio
Hyundai IONIQ 5 Robotaxi

A somar a isto, a Motional vai disponibilizar também Assistência ao Veículo à Distância (RVA) caso o IONIQ 5 Robotaxi se depare com um cenário desconhecido, como uma estrada em construção. Nesta situação, um operador remoto será capaz de conectar-se ao táxi autónomo e assumir de imediato os comandos.

Para o robotaxi com base no IONIQ 5 aplicamos várias redundâncias de sistemas, para além de um conjunto de tecnologias essenciais para garantir segurança e conforto para os passageiros. Ao integrar com sucesso o IONIQ 5 Robotaxi do Grupo com a tecnologia de condução autónoma da Motional, estamos orgulhosos em anunciar que alcançamos um marco importante no caminho para comercializar o nosso robotaxi.

Woongjun Jang, Diretor do Centro de condução Autónoma no Hyundai Motor Group

Recorde-se que este é o primeiro veículo comercial da Motional, mas só vai começar a fazer viagens com passageiros em 2023, através de uma parceria com a Lyft.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Hyundai i20N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?