Notícias R5 Turbo 3E. Se o Renault 5 Turbo nascesse hoje seria assim

Apresentação

R5 Turbo 3E. Se o Renault 5 Turbo nascesse hoje seria assim

Uma homenagem ao Renault 5 Turbo original, o R5 Turbo 3E mostra-nos como seria o mais radical dos Renault 5 no século XXI.

Antecipado por um conjunto de teasers na semana passada, o R5 Turbo 3E foi agora revelado como um sucessor 100% elétrico do icónico Renault 5 Turbo e não como um restomod como se chegou a pensar que seria.

Segundo a Renault, o seu mais recente protótipo “nasceu para o drift” e, verdade seja dita, tem argumentos para cumprir esse desígnio.

Para começar, conta com dois motores elétricos, um para cada roda traseira, que debitam um total de 380 cv (280 kW) e 700 Nm.

A NÃO PERDER: Renault 5 Turbo está de regresso com carroçaria em carbono e 406 cv
R5 Turbo 3E vista traseira 3/4

Alimentados por uma bateria de 42 kWh de capacidade, estes permitem ao R5 Turbo 3E alcançar os 200 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0 aos 100 km/h em tão pouco tempo como 3,5s.

Com dimensões contidas — 4,006 m de comprimento; 2,02 m de largura; 1,32 m de altura e 2,54 m de distância entre eixos — este protótipo pesa 1500 kg, 520 kg dos quais correspondem às baterias.

R5 Turbo 3E interior

Pronto para o drift

Se os argumentos ao nível do hardware do R5 Turbo 3E já impressionam, as suas «ferramentas» no campo do software não lhe ficam atrás. Tudo isto para o ajudar a «andar de lado» como um qualquer carro usado por Ken Block.

Desenvolvido com base num chassis tubular e com uma carroçaria em fibra de carbono, o protótipo da Renault apresenta-se com um modo especialmente pensado para o drift que torna ainda mais fácil colocar o R5 Turbo 3E a «andar de lado».

Quando este é selecionado faixas LED amarelas, azuis e cor-de-rosa piscam na dianteira deste protótipo, como que para avisar que estamos prestes a assistir a uma condução mais «vistosa».

VEJAM TAMBÉM: Será que foi neste Renault 5 Turbo que o novo 5 Prototype se inspirou?

Por fim, para ajudar a captar todos os momentos de drift, o R5 Turbo 3E conta com 10 suportes para câmaras espalhados pelo interior e pelo exterior.

R5 Turbo 3E estrutura tubular

Sem planos para passar à produção este protótipo, a Renault não só o vai expor no evento Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, a 24 e 25 de setembro, como o vai levar até ao Salão Automóvel de Paris de 2022, evento no qual a Razão Automóvel estará presente.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault Clio Williams?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Emprestaram-me um Renault Clio Williams e fui para o Estoril