Notícias Euro NCAP revela o carro mais seguro de 2023

Segurança

Euro NCAP revela o carro mais seguro de 2023

Em 2023 a Euro NCAP testou apenas 17 veículos. No entanto, não houve nenhum que tivesse ficado abaixo das quatro estrelas.

Volkswagen ID.7 pós colisão
© Euro NCAP

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Euro NCAP começou o novo ano com uma análise do trabalho feito durante o ano anterior.

Em 2023, o organismo avaliou apenas 17 novos modelos — quatro vezes menos do que aqueles testados em 2022. No entanto, nem tudo são más notícias. Nenhum dos carros colocados à prova recebeu menos do que quatro estrelas, sendo que 82% (14) receberam cinco estrelas.

Devido ao baixo número de veículos publicados por categoria, este ano a Euro NCAP não apurou o título de “Melhor da Classe”, como nos anos anteriores.

Europeus voltam ao pódio

Se por um lado não temos o “Melhor da Classe”, por outro temos “a melhor performance do ano” e, a esse nível, o destaque vai para a Volkswagen.

De acordo com a Euro NCAP, o modelo que mais se destacou nesta «categoria» foi o Volkswagen ID.7, que a Razão Automóvel já teve a oportunidade de testar.

Contudo, é caso para dizer «que foi por uma unha-negra». Isto porque o chinês NIO ET5 ficou a uma distância mínima de obter a melhor classificação — a excelente performance dos modelos chineses nos exigentes testes Euro NCAP, foi um dos destaques de 2023.

Mudam-se os tempos, mas não as vontades

A Euro NCAP coloca também em evidência que, em 2023, as preferências do consumidor continuam a alinhar-se pela mesma bitola de 2022: a tendência para carros maiores e cada vez mais pesados, como os SUV, continuam a ser os preferidos do mercado.

A quota de SUV testados pelo Euro NCAP cresceu dos 13% entre 2009-2013 para os 43% entre 2019-2023. Por outro lado, a quota dos MPV (monovolumes) passou de 24% para 6%, enquanto a dos utilitários também desceu de 20% para 8%.

Além disso, a Euro NCAP constata que a eletrificação do automóvel já adicionou 200 kg ao peso médio de cada categoria avaliada, “exacerbando as preocupações ao nível da segurança dos utilizadores vulneráveis na estrada”, como peões e ciclistas.

China e elétricos a crescer

A «invasão chinesa» é também possível de constatar nos testes da Euro NCAP: nove dos 17 modelos avaliados em 2023 vieram na China, e um do Vietname.

Também a rápida adoção de carros elétricos na Europa é mensurável. O número testado deste tipo de veículos duplicou desde 2022, correspondendo a 82% do total de testes. De salientar que dois destes modelos disponibilizavam opções de motorização alternativas — híbrida plug-in, Diesel e gasolina.

Testes mais exigentes

Para além dos aspetos de segurança passiva (testes de colisão) e segurança ativa (capacidade de prevenir a colisão), o Euro NCAP adicionou critérios de avaliação novos.

Alguns deles até estão relacionados com as alterações climáticas. Por exemplo, passaram a ser avaliadas as contramedidas em caso de submersão do veículo, isto é, a capacidade dos ocupantes do veículo escaparem em caso de submersão do veículo.

Além desses critérios, foram adicionados outros, como deteção de presença de crianças, travagem automática de emergência aquando da deteção de motociclos e proteção do peão/ciclista quando abrimos a porta do nosso veículo no momento em que estão a passar.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Smart a ter uma avaliação de cinco estrelas na Euro NCAP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Smart #1. O primeiro da marca a ter cinco estrelas Euro NCAP