Notícias Testes Euro NCAP mais exigentes. NIO ET5 e EL7 superaram prova?

Segurança

Testes Euro NCAP mais exigentes. NIO ET5 e EL7 superaram prova?

A mais recente atualização dos testes do Euro NCAP já recebeu as duas primeiras «vítimas». Veja como se saíram os dois novos modelos da NIO.

NIO ET5 durante teste de colisão lateral
© Euro NCAP

Os protocolos de testes do Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) estão mais exigentes. Estes costumam ser revistos de dois em dois anos podendo afetar todas as áreas de avaliação: proteção para evitar, durante e o após a colisão.

Desta vez, foi dado destaque às crianças, nomeadamente aos sistemas da sua deteção a bordo, como aos sistemas de aviso ao proprietário ou mesmo às autoridades.

NIO EL7 após teste de colisão frontal
© Euro NCAP

Pela primeira vez foi também contemplado o cenário em que os automóveis possam ficar submersos. Neste caso, é avaliado, por exemplo, o tempo em que a abertura dos vidros e portas (que em muitos casos é elétrica) fica disponível, acelerando a saída dos passageiros do habitáculo.

No capítulo dos sistemas de ajuda à condução e de segurança ativa, já são contempladas as motos na avaliação do sistema AEB (Autonomous Emergency Braking ou travagem autónoma de emergência).

Em paralelo, na avaliação do AEB também é verificada a forma como o veículo interage caso detete um veículo de frente em sentido contrário. Uma função que vai obrigar à presença de sensores e radares com uma área de varrimento mais ampla.

Por fim, entre os novos protocolos de testes do Euro NCAP é avaliada ainda a deteção de adultos e crianças quando o veículo faz marcha-atrás ou no momento de abertura das portas. Neste último caso, está prevista ainda a deteção de um ciclista.

NIO ET5 e EL7. Os primeiros submetidos aos novos testes Euro NCAP

O NIO ET5 e o EL7 foram os primeiros modelos a serem submetidos à «tortura» dos novos testes do Euro NCAP. E no final, os resultados foram muito positivos, com ambos os modelos a obterem cinco estrelas.

No caso do NIO ET5, que terá no Tesla Model 3 um dos seus maiores rivais, a avaliação da segurança ativa teve uma nota 81%, que subiu para os 83% na avaliação dos testes com peões e ciclistas. Mais especificamente, nos novos testes a envolver motociclistas (travagem autónoma de emergência e mudança de via) as notas foram muito elevadas.

Nos testes de segurança passiva (colisões), o NIO ET5 conseguiu um valor de 96% no que diz respeito à proteção de adultos e de 85% na proteção das crianças que viajam nos assentos traseiros.

O novo SUV da NIO, o EL7, também conseguiu um bom desempenho, com resultados de 79% na avaliação aos diversos sistemas de segurança ativa e de 80% na forma como este SUV lida com os utilizadores mais vulneráveis da estrada.

Nos testes de colisão frontais e laterais, o NIO EL7 conseguiu um resultado final de 93% para os passageiros adultos e de 85% para os passageiros mais novos.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Audi apresentou o seu concept A8 ASF (Audi Space Frame)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Encontrámos o AUDI A8 ASF de 1993. Ainda hoje surpreende