Notícias Há mais navios a arder. O problema pode estar nas baterias de iões de lítio

Segurança

Há mais navios a arder. O problema pode estar nas baterias de iões de lítio

Controlar um incêndio a bordo de um navio de transporte de automóveis não é uma tarefa fácil. Com automóveis elétricos é quase impossível.

Fremantle Highway em alto mar
© Rijkswaterstaat – Ministry of Infrastructure and Water Management

Os incêndios nos navios Felicity Ace, no ano passado, e do Fremantle Highway, este ano, estão a colocar mais vezes do que é normal o transporte marítimo nas notícias pelos piores motivos.

Segundo a seguradora Allianz, em 2022 foram reportados 209 incêndios a bordo de navios, o número mais elevado da década (mais 17% do que em 2021).

Destes 209, apesar de tudo, apenas 13 foram a bordo de navios Ro-Ro (roll-on/roll-of), destinados ao transporte de automóveis.

Fremantle-Highway-incêndio-paises-baixos-3-mil-automoveis
© Project Cargo Journal

Nestes incêndios em navios Ro-Ro, o tema mais preocupante continua a estar relacionado com as baterias. Segundo a European Maritime Safety Agency “uma grande parte dos incêndios incluíam baterias de iões de lítio”.

Este tipo de incêndios “não se consegue extinguir com água, nem através da privação de oxigénio”, como é explicado por Nathan Habers, porta-voz da Associação Real dos Armadores Holandeses (KVNR).

Quando uma das células de uma bateria de iões de lítio tem defeito, esta pode sobreaquecer e alcançar um ponto de rutura. Quando isso acontece, regista-se um efeito dominó sobre as restantes, que acabam por também sobreaquecer e incendiar.

O mais grave é que o aumento de temperatura que leva a esta reação química, designado por Thermal Runaway, ou “descontrolo térmico” resulta num novo aumento de temperatura exponencial.

“Os sistemas de extinção de incêndios destes navios de transporte de automóveis não foram concebidos para este tipo de incêndios”, reveleou Douglas Dillon, diretor executivo da Tri-state Maritime Safety Association à Automotive News Europe. Mas “as empresas de transporte marítimo estão a esforçar-se para recuperar este atraso”, acrescenta.

O que pode ser feito?

Para que os navios Ro-Ro consigam transportar o maior número de automóveis, o espaço livre disponível a bordo é limitado. Os automóveis acabam por ficar muito próximos uns dos outros. Douglas Dillon afirma que “não há forma de um bombeiro com equipamento de proteção chegar ao local do incêndio”.

Para melhorar a segurança a bordo dos navios, John Frazee, diretor executivo da corretora de seguros Marsh, refere que estão a ser estudadas diversas opções.

Entre elas estão “novos produtos químicos para apagar chamas, cobertores específicos para veículos elétricos, mangueiras capazes de perfurar as baterias e até propostas para cortar os próprios veículos”. Porém, Frazee adianta: “não vejo uma solução rápida”.

Um porta-voz da Organização Marítima Internacional referiu à Reuters que estão a ser avaliadas novas medidas de segurança para os navios que transportam automóveis elétricos.

Estas poderão incluir especificações sobre sistemas de incêndio ou mesmo regras para a quantidade de carga que uma bateria pode ter, algo que é referido como determinante para a sua inflamabilidade.

“Já há muita comunicação em curso sobre este assunto”, refere Nathan Habers, da KVNR, “mas com este incidente (Fremantle Highway) torna-se evidente que podemos precisar de acelerar o processo, especialmente quando se considera que o número deste tipo de carros só vai aumentar”.

Quanto ao Fremantle Highway, o navio que incendiou a semana passada, os dados mais recentes revelam que dos 3783 automóveis a bordo, afinal, 498 era elétricos, ao contrário dos 25 divulgados inicialmente.

Fonte: Automotive News Europe