Notícias Euro NCAP testou 67 modelos em 2022. Quais são os mais seguros?

Segurança

Euro NCAP testou 67 modelos em 2022. Quais são os mais seguros?

Dos 67 modelos testados pela Euro NCAP em 2022, 52 alcançaram as cinco estrelas. Fiquem a saber quais foram os mais seguros, por classe.

Hyundai IONIQ 6 crash-test lateral

Tal como aconteceu o ano passado, a Euro NCAP começou o novo ano com um reconhecimento dos automóveis mais seguros que testou durante o ano anterior.

No total, este organismo colocou à prova 67 novos modelos em 2022 — o dobro dos testados em 2021 — e as boas notícias são que 52 deles conseguiram atingir as almejadas cinco estrelas, resultado das classificações elevadas conseguidas em segurança passiva (testes de colisão) e segurança ativa (capacidade de prevenir a colisão).

Como é habitual, a Euro NCAP separou os modelos por várias categorias ou classes: Executivos, Grande Off-road (SUV), Pequeno Off-road, Pequeno Familiar, Grande familiar e Puro Elétrico.

A NÃO PERDER: Nesta estrada é proibido usar o cinto de segurança. Mas porquê?

Para conseguirem o título de “Melhor da Classe”, os modelos selecionados tiveram de obter a melhor classificação geral com base nas quatro áreas avaliadas: segurança de adultos, segurança infantil, proteção de peões e assistentes de segurança.

Não há nenhum europeu entre os melhores de 2022

Quando olhamos para a lista de modelos mais seguros testados pela Euro NCAP em 2022, rapidamente constatamos que não há nenhum modelo europeu entre eles — continuam a ser modelos seguros, a maioria deles até com cinco estrelas, mas os “Melhores da Classe” 2022 conseguiram pontuações superiores.

Entre os “Melhores da Classe” 2022 destaque para a presença de dois Tesla e dois modelos chineses.

Assim, temos o Tesla Model S como o mais seguro nas classes Executivo e Puro Elétrico, enquanto o Tesla Model Y estabeleceu-se como o Pequeno Off-road mais seguro nos modelos testados pelo Euro NCAP em 2022.

Quanto às propostas chinesas, o curiosamente designado Ora Funky Cat foi considerado o Pequeno Familiar mais seguro e o Wey Coffee 01 bateu o Lexus RX, reclamando o «título» de Grande Off-road mais seguro.

Por fim, na classe Grande Familiar temos o sul-coreano Hyundai IONIQ 6 como o mais seguro. É o único modelo que não é um Tesla ou de origem chinesa a conseguir um título de “Melhor da Classe” em 2022.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a alcançar uma avaliação de cinco estrelas nos testes Euro NCAP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Laguna. Vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal