Notícias Bosch torna realidade a ficção de Hollywood

Bosch torna realidade a ficção de Hollywood

“Com os sistemas de assistência ao condutor, a Bosch espera em 2016 vendas na ordem de um mil milhão de euros,” afirma Hoheisel. A Bosch já tem a sua visão sobre a condução totalmente automatizada, na qual os condutores já não têm de monitorizar constantemente o veículo. “Com os pilotos automáticos da Bosch, vai ser possível ver os carros a conduzirem-se a si mesmos, de forma automática, nas autoestradas em 2020, a partir da rampa de entrada até à rampa de saída”, adianta Hoheisel. Na próxima década, os veículos vão ser totalmente automatizados e capazes de lidar com todas as situações que possam surgir.

Um poderoso software e computador processam a informação recolhida através dos sistemas de radar, vídeo e GPS, e asseguram que o veículo automatizado pode mover-se através do tráfego de uma forma segura e com um consumo eficiente de combustível.

Bosch_KITT_03

Como os veículos assumem cada vez mais tarefas de condução, os sistemas de segurança, tais como os travões e a direção, são críticos e têm que satisfazer necessidades especiais. No caso de um destes componentes falhar, é necessário um mecanismo de reserva na condução que garanta a máxima disponibilidade. A Bosch já tem um sistema para travões: o iBooster, um reforço de travagem eletromecânico. Tanto o iBooster como o sistema de controlo de travagem ESP são concebidos para travar a viatura – independentemente um do outro – sem que o condutor tenha de intervir.

Na CES, em Las Vegas, a Bosch não vai apenas apresentar o seu extenso portfólio de produtos para as funções de assistência ao condutor e sistemas de travagem no Mercado Inteligência de Veículos. A empresa vai apresentar também uma lenda viva de Hollywood: KITT a partir da série de ação “Knight Rider”.