Notícias O fim do “aquaplaning”? Pode ser possível com esta tecnologia

Inovação

O fim do “aquaplaning”? Pode ser possível com esta tecnologia

A Goodyear e a ZF uniram forças para acabar com um dos maiores inimigos dos condutores, o aquaplaning.

Ford Focus a passar por área alagada
© PublicDomainPictures

Alguma vez passou com o carro numa zona com água e perdeu o controlo, ficando quase com a sensação de que o seu automóvel estava a «flutuar»? Pois bem, a isso chama-se aquaplaning ou aquaplanagem.

Isto acontece quando os pneus perdem a capacidade de escoar a água presente na estrada, acabando por perder aderência, mesmo que de forma momentânea. Por vezes não passa de um susto. Em casos mais extremos pode terminar em acidente.

Há formas de prevenir ou mitigar isto, seja mantendo os pneus sempre no melhor estado possível (piso, pressão) e, claro, adotar um tipo de condução preventivo. A «rede» eletrónica de segurança dos carros atuais pode dar uma importante ajuda, mas esta também tem limites.

Mesmo assim, não há como evitar completamente este fenómeno, que pode ser visto como um dos maiores inimigos dos condutores. Contudo, esta questão poderá ser resolvida em breve: a Goodyear e a ZF uniram esforços e criaram um sistema que promete acabar com o aquaplaning.

A colaboração entre estas duas empresas possibilitou o «casamento» de duas soluções distintas: o sistema SightLine, que é o conjunto de tecnologias de pneus inteligentes da Goodyear; e o cubiX, o software de controlo de movimento de veículos da ZF.

O Goodyear SightLine irá reforçar a nossa ligação à estrada e alargará o alcance e o valor do cubiX, apoiando a era dos veículos controlados por software.

Martin Fischer, responsável pela divisão Chassis Solution da ZF

Como funciona?

Por outras palavras, o cubiX da ZF é capaz de controlar todos os atuadores do chassis de um carro, criando um canal de comunicação entre várias funções como a direção, a travagem, a suspensão e até o sistema de propulsão.

Mercdes-Benz EQE demonstrador das tecnologias da ZF e Goodyear
© ZF Friedrichshafen

Já a tecnologia Sightline da Goodyear é capaz de detetar uma perda momentânea de tração através de sensores integrados no piso dos pneus que estão constantemente a monitorizar o seu comportamento.

Ao contrário do que acontece com os sistemas tradicionais de segurança, como o ABS, este sistema é capaz de detetar, por exemplo, que uma roda está prestes a bloquear por falta de aderência. O ABS, por seu turno, que apenas deteta a rotação dos pneus, só percebe que algo está errado já depois disso ter acontecido.

Goodyear e ZF querem acabar com o aquaplaning pneus
© ZF Friedrichshafen

Assim que os sensores montados nos pneus da Goodyear detetam uma grande probabilidade de aquaplaning, o software da ZF consegue atuar sobre o chassis para estabilizar o carro com base nas informações transmitidas pelos pneus.

Além destas situações de maior emergência, a Goodyear garante que através deste sistema, que esteve em exibição no CES 2024, em Las Vegas (EUA), será ainda possível melhorar a resposta do próprio carro em condições ditas normais, tornando a direção mais linear, direta e estável.