Notícias BMW Série 2 Coupé (G42). As primeiras imagens oficiais e detalhes

Antevisão

BMW Série 2 Coupé (G42). As primeiras imagens oficiais e detalhes

Prometido, cumprido. A nova geração do BMW Série 2 Coupé, G42, mantém-se fiel à tração traseira e deixa-se ver, na medida do possível, nestas "fotos-espias" oficiais.

BMW Série 2 Coupé G42

O novo BMW Série 2 Coupé G42 aproxima-se a passos largos, prevendo-se que seja revelado no final do verão — provavelmente na primeira edição do Salão de Munique em setembro.

Em antecipação, a BMW divulgou as primeiras imagens do modelo, ainda camuflado, no arranque da última fase dos testes dinâmicos que acontecerão em circuito, ao mesmo tempo divulgando as primeiras informações sobre o que podemos esperar do seu novo coupé.

Como podemos observar, com camuflagem e tudo, é que ao contrário do maior Série 4 Coupé, o mais pequeno Série 2 Coupé não terá um mega duplo rim vertical. Vemos duas aberturas horizontais a encimar a frente do coupé, o que deverá apaziguar muitas opiniões.

VEJAM TAMBÉM: Já testámos o BMW M2 CS. O que vale o “presente de despedida”?
BMW Série 2 Coupé G42

Tudo igual e isso é bom

Talvez a novidade principal do G42 é mesmo não haver… novidade: o novo Série 2 Coupé mantém-se fiel à arquitetura do antecessor, ou seja, continuará a ser um coupé de tração traseira (ou integral) com o motor colocado em posição longitudinal.

A família Série 2 continuará a ser, assim, a mais diversa e fragmentada da BMW. Temos os “tudo à frente” (motor transversal e tração dianteira) em formato MPV (Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Tourer) e sedã com ares de coupé (Série 2 Gran Coupé), ao qual se juntará este ano este coupé de arquitetura “clássica” — o Série 2 Cabrio acaba com a geração atual —, o que torna único entre os seus pares.

O mais pequeno coupé da BMW, no entanto, não continuará a ser tão pequeno assim: a distância entre eixos será maior e as vias serão mais largas. Por baixo das suas proporções típicas de tração traseira — capô longo, habitáculo recuado — encontramos a CLAR, a mesma plataforma do maior Série 3 e Série 4 e também do Z4.

Aliás, o novo Série 2 Coupé e o roadster Z4 serão mais próximos que nunca. Não partilharão apenas as respetivas cadeias cinemáticas (motores e transmissões), mas também partes integrais da CLAR, assim como os esquemas para a suspensão — Macpherson à frente e multi-link atrás —, com esta última a poder ser, opcionalmente, adaptativa (Adaptive M Chassis).

BMW Série 2 Coupé G42

A BMW promete índices adicionais de resistência à torção (mais 12%) para o G42, o que deverá beneficiar as suas aptidões dinâmicas e também a precisão da sua direção (opcionalmente terá direção de rácio variável, Variable Sports Steering).

Também a aerodinâmica teve uma atenção especial por parte dos engenheiros da BMW. Além dos spoiler, splitter e cortinas de ar à frente, foram adicionados ao depósito de combustível e eixo traseiro uma cobertura aerodinâmica, assim como o desenho dos suportes da suspensão foram otimizados. O resultado final, diz a BMW, é uma redução em 50% da sustentação positiva (lift) sobre o eixo dianteiro comparativamente ao antecessor.

BMW Série 2 Coupé G42
VEJAM TAMBÉM: Este M5 tem vias mais largas e rodas maiores. O que anda a BMW a preparar?

E motores?

Por baixo do longo capô esperem encontrar as mesmas motorizações do Z4 e de outros BMW. Ou seja, os quatro cilindros turbo de 2,0 l (B48), a gasolina, para os 220i e 230i, assim como parece estar mais que certo um Diesel 220d, também com 2,0 l e quatro cilindros (B47).

BMW Série 2 Coupé G42

Acima destes residirá o M240i xDrive Coupé. Novamente, a encimar a gama do Série 2 Coupé, teremos um seis cilindros em linha de 3,0 l turbocomprimido (B58), que debitará, oficialmente confirmados, 374 cv (mais 34 cv que o antecessor).

Porém, se no M240i atual era possível escolher entre tração traseira e integral e caixa manual ou automática, no novo M240i apenas teremos a opção automática Steptronic Sport de oito velocidades e tração integral.

BMW Série 2 Coupé G42

E o M2?

Para um novo Série 2 Coupé equipado com o seis cilindros em linha, tração traseira e caixa manual parece que teremos de aguardar por 2023 (e não 2022 como originalmente avançado), ano em que chegará o novo M2 — que recebe o código específico G87. Um modelo que já tratámos de forma mais detalhada no artigo que podem ler ou reler abaixo:

VEJAM TAMBÉM: Futuro BMW M2 (G87). “Drift machine” mantém tração traseira, chega em 2022
BMW Série 2 Coupé G42
Definitivamente, tração traseira!