Notícias BMW M5 elétrico já na próxima geração? Rumor diz que sim

Rumor

BMW M5 elétrico já na próxima geração? Rumor diz que sim

Não é mais que um rumor de momento, mas prevê-se um BMW M5 elétrico já com a próxima geração, além de (também) um híbrido plug-in.

BMW M5

Ainda (muito) antes de vermos um BMW M5 elétrico, (muito) brevemente, talvez na próxima semana, seja revelado um BMW M5 (F90) atualizado, após já termos conhecido o atualizado BMW Série 5,

Além de receber as atualizações estilísticas e tecnológicas dos restantes Série 5, fica ainda por saber se o 4.4 V8 twin turbo receberá também algum tipo de atualização, assim como o seu chassis. A grande novidade, no entanto, passará pela adição de uma versão mais hardcore, acima do Competition, o M5 CS!

Em antecipação à revelação do renovado M5, vimos Markus Flasch, o CEO da BMW M, a levantar a ponta do véu numa sessão de perguntas e respostas no Instagram:

BMW M5 f90 2020 teaser
TENS DE VER: Mercedes-AMG GT 63 S 4 portas em vídeo. O AMG mais POTENTE da atualidade

M5 híbrido…

No entanto, o que realmente está a agitar os fãs da berlina de alta performance de Munique é um artigo avançado pela Car Magazine, que já nos diz o que é possível esperar da próxima geração do BMW M5 (G60).

De acordo com essa publicação, apesar de uma nova geração do M5 distar no tempo — previsto apenas para 2024, um ano após a chegada de um novo Série 5 —, este deverá ser o primeiro modelo da BMW M exclusivamente eletrificado, seja como um híbrido plug-in ou um… puro elétrico.

BMW M5 gerações

O BMW M5 híbrido plug-in continuaria a recorrer à mesma a um V8 (fica por saber se é uma evolução da unidade atual ou uma nova), mas complementado por uma máquina elétrica, num arranjo semelhante ao que veremos no próximo Mercedes-AMG GT 73 de 4 portas.

Prevê-se que a combinação dos hidrocarbonetos e eletrões permitam subir a potência do M5 dos 600-625 cv atuais para valores na casa dos 760 cv e… 1000 Nm de binário. Não será preciso esperar até 2024 para conhecer este grupo motriz. Ao que parece, será antecipado no previsto BMW X8 M — sim, vem aí uma variante de aspeto “dinâmico” do imenso X7, a ser conhecida, talvez, no final de 2021.

… e M5 elétrico

Um M5 híbrido plug-in parece-nos o passo previsível e possível para que veículos deste tipo possam continuar a existir num contexto de normas de emissões cada vez mais restritivas, mas um M5 elétrico? Não deveria estar mais para a frente no tempo? Não, novamente de acordo com a Car Magazine.

Eles dizem que o M5 elétrico será comercializado em simultâneo com o M5 híbrido plug-in. E este promete colocar a performance do M5 num novo patamar. Ao estar equipado com três motores elétricos de 250 kW (340 cv) cada — um à frente e dois atrás —, significa que este M5 a eletrões terá um total de 750 kW, o mesmo que… 1020 cv!

Pelo menos em aceleração é de esperar tempos abaixo dos 3,0s nos 0-100 km/h, sendo referida ainda uma autonomia de 700 km e uma bateria de 135 kWh.

BMW Vision M NEXT
BMW Vision M NEXT

Sabe-se que a BMW está bastante ativa de momento no desenvolvimento da tecnologia elétrica, com vários modelos 100% elétricos a chegar em rápida sucessão: i4, iX3 e o iNext. No entanto, soube-se recentemente que o projeto para um sucessor do i8 e também sucessor espiritual (e elétrico) do M1 foi cancelado — antecipado pelo Vision M Next.

Poderá ser este M5 elétrico o porta-estandarte de uma nova geração de BMW M eletrificados? É um ótimo candidato, mas por estar ainda a quatro anos de distância, parece demasiado cedo para tantas certezas…