Notícias Toda-poderosa Audi RS 6 Avant já chegou a Portugal. Quanto custa?

Lançamento

Toda-poderosa Audi RS 6 Avant já chegou a Portugal. Quanto custa?

A rainha das carrinhas de alta performance? Provavelmente sim. A nova e toda-poderosa Audi RS 6 Avant acaba de chegar a Portugal.

Audi RS 6 Avant

Vamos ao que interessa. A nova Audi RS 6 Avant atinge os 100 km/h em 3,6s e ao fim de 12s, a agulha do velocímetro atinge a marca dos 200 km/h. Pulmão não lhe falta para atingir com facilidade os (limitados) 250 km/h de velocidade máxima, mas podemos ultrapassar esse valor.

Opte-se pelo pacote Dynamic e a RS 6 Avant atinge os 280 km/h; opte-se pelo Dynamic Plus e a velocidade máxima desta carrinha, supostamente um veículo para famílias (muito) apressadas, ultrapassa a barreira dos 300 km/h — 305 km/h de velocidade máxima.

Tudo só possível por habitar um 4.0 V8 twin-turbo por baixo do capot, capaz de debitar 600 cv entre as 6000 e as 6250 rpm, tendo um binário máximo de 800 Nm disponíveis entre 2050 e as 4500 rpm.

VÊ TAMBÉM: Tenham medo, muito medo. Esta é a nova Audi RS6 Avant
Audi RS 6 Avant

O motor ainda é complementado pelo sistema mild-hybrid 48 V, que permite recuperar até 12 kW de potência e reduzir os consumos em até 0,8 l/100 km, aliado ainda ao sistema de desativação de cilindros — já agora, oficialmente, o apetite deste V8 fica-se por 12,4 l/100 km, ao que correspondem 281 g/km de emissões de CO2.

Ligações ao solo

Estes números expressivos são transmitidos às quattro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades com launch control. A distribuição de força pelos eixos é de 40/60, mas, mais uma vez, se optarem pelos pacotes Dynamic e Dynamic Plus, é adicionado um diferencial central que permite enviar até 70% da força ao eixo dianteiro e até 85% ao eixo traseiro.

Ainda referente às ligações ao solo temos rodas gigantes de 21″ de série (275/35 R21) — 22″ opcionais —, e uma suspensão pneumática adaptativa RS, que permite controlar a altura e rigidez de amortecimento. Está ainda disponível como opção a suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control que reduz o rolamento da carroçaria — inclui amortecedores ajustáveis em três estágios, ligados entre si na diagonal através de circuitos hidráulicos e uma válvula central.

Audi RS 6 Avant

Parar a Audi RS 6 Avant está a cargo de um conjunto de discos ventilados e perfurados de dimensões vastas: 420 mm à frente e 370 mm atrás. Para os mais exigentes há ainda como opção discos em cerâmica, ainda de maior diâmetro à frente: 440 mm. Atrás igualam os 370 mm dos discos em aço. Além da maior resistência à fadiga, os discos em cerâmica reduzem ainda nuns expressivos 34 kg as massas não suspensas.

E mais?

Olhem para ela… É como se uma regular Audi A6 Avant tivesse seguido uma carreira de culturista. Com exceção das portas dianteiras, tejadilho e portão traseiro, toda a restante carroçaria é nova, tudo para enfatizar o seu aspeto musculado. É 56 mm mais comprida, (impressionantes) 65 mm mais larga, mas também 20 mm mais baixa que as restantes A6 Avant.

É uma combinação difícil de resistir, pois para além de toda a performance oferecida e do seu agressivo aspeto, continua a ser uma carrinha que não deixa de exercer competentemente as suas funções familiares. O seu poder de atração é enorme, algo transversal a todas as outras RS Avant, começando na RS2 Avant, lançada há um quarto de século.

Audi RS 6 Avant
No interior para além do Virtual Cockpit destacam-se os bancos em pele e Alcantara e o volante desportivo.

De série

Estes são os principais equipamentos de série da nova Audi RS 6 Avant:

  • Alarme volumétrico
  • Ar condicionado automático de 4 zonas
  • Audi connect emergency and service e connect Navigation & Infotainment
  • Audi smartphone interface
  • Audi virtual cockpit
  • Bancos dianteiros desportivos S, elétricos, com memória para o condutor
  • Barras de tejadilho em alumínio mate
  • Coluna da direção com regulação elétrica em altura e profundidade
  • Estofos em combinação alcantara/couro com logo RS
  • Faróis em LED
  • Inserções decorativas em Alumínio Race
  • Jantes de liga leve 21″ de 10 raios em estrela e pneus 275/35 R21
  • MMI de navegação plus com ecrã central de 10,1″ e touch response
  • Pacote Exterior Alumínio Mate
  • Retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis, com memória e anti-encandeamento automático
  • Sensores de estacionamento atrás e à frente
  • Suspensão pneumática adaptável RS
  • Volante desportivo multifunções, em couro, com patilhas, com fundo plano

Quanto custa?

A nova Audi RS 6 Avant já está à venda em Portugal com um preço inicial de 163 688 euros.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.