Notícias Risco de incêndio. Recolha de BMW com motores Diesel expande-se a 1,6 milhões veículos

Recall

Risco de incêndio. Recolha de BMW com motores Diesel expande-se a 1,6 milhões veículos

A campanha de recolha global de BMW com motores Diesel expandiu-se a 1,6 milhões de veículos. Apesar de mínimo, o risco de incêndio existe.

BMW

Há três meses, a BMW anunciava uma campanha de recolha voluntária de 324 mil veículos com motores Diesel na Europa (num total de 480 mil a nível mundial), devido a um risco de incêndio derivado de um defeito detetado no módulo de recirculação dos gases do escapes (EGR).

De acordo com a BMW, o problema reside, especificamente, na possibilidade de pequenas fugas do refrigerante da EGR, que tende a acumular-se no módulo EGR. O risco de incêndio advém da combinação do refrigerante com os sedimentos de carbono e óleo, que tornam-se combustíveis, podendo ignificar quando expostos às elevadas temperaturas dos gases de escape.

Em casos raros pode levar a que o tubo de admissão derreta, e em casos mais extremos, pode mesmo levar ao incêndio do veículo. Fenómeno que poderá ser a principal causa para os mais de 30 incêndios em BMW observados na Coreia do Sul só este ano, onde este problema foi originalmente detetado.

VÊ TAMBÉM: Jovem de 22 anos transforma MINI numa «besta» com motor Honda VTEC

Após uma investigação mais detalhada a outros motores com soluções técnicas similares e que não foram incluídos na campanha de recolha original, a BMW decidiu, apesar de não haver riscos significativos para os seus clientes, minimizar esses mesmos riscos ao alargar a campanha de recolha, abrangendo agora 1,6 milhões de veículos a nível global, produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017.

Os modelos afetados

De momento ainda não é possível ter uma lista atualizada dos modelos afetados, pelo que recordamos os que foram anunciados há três meses.

Os modelos são o BMW Série 3, Série 4, Série 5, Série 6, Série 7X3X4X5 e X6 equipados com o motor Diesel de quatro cilindros, produzidos entre abril de 2015 e setembro de 2016; e o motor Diesel de seis cilindros, produzidos entre julho de 2012 e junho de 2015.

Sabe esta resposta?
A BMW acabou de apresentar o seu maior SUV. Qual o seu nome?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

X7, o maior SUV da BMW chega em março
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

X7, o maior SUV da BMW chega em março