Notícias Jovem de 22 anos transforma MINI numa «besta» com motor Honda VTEC

Engine swap

Jovem de 22 anos transforma MINI numa «besta» com motor Honda VTEC

Quando o engenho e a coragem não têm limites, o resultado são máquinas como esta. Um MINI clássico equipado com um motor B16 e 360 cv de potência.

Entre os motores tetracilíndrico, há um que ocupa um lugar especial no coração de todos — ou quase todos… — os petrolheads. O famoso motor B16 Honda VTEC nas suas mais diferentes configurações.

Um pequeno, porém poderoso, motor de quatro cilindros atmosférico com uma potência específica de 100cv/litro. Podemos mesmo falar numa motorização de culto que se popularizou através do Honda Civic, no início da década de 90, e tem feito as delícias de milhares de aficionados das modificações até aos dias de hoje.

Acessível, robusto, fiável e potente, foi o motor que Ollie, um jovem britânico de 22 anos, escolheu na hora de dar um novo alento ao seu antigo MINI. Resultado? Mais de 360 cv de potência e um aspeto a condizer.

As modificações

Para subir dos 160 cv originais, para os 360 cv atuais, o motor sofreu diversas modificações. Uma das mais visíveis — nem que seja pela posição em que está — foi a adopção de um turbo GT3076R, sistema de injeção totalmente revisto, intercooler de grandes dimensões e algumas peças internas revistas, enquanto que outras foram adaptadas.

No que diz respeito a paixão por motores VTEC, vejam este vídeo do nosso Canal de YouTube.

Porque o que ganha velocidade também (deve…) abrandar, este «Super-MINI» recebeu umas jantes de 13 polegas especificas, com pneus de competição e um sistema de travagem da Wilwood.

No interior, nada foi deixado ao acaso. Este MINI está agora equipado com bancos desportivos da Recaro e com um volante da marca italiana MOMO, entre outros pormenores exclusivos elaborados com recurso a fibra.

Não vai ficar por aqui… tração integral!

Para já, este MINI permanece um FWD. Mas Ollie quer que o seu MINI seja equipado com um sistema de tração integral e que o motor atinja os 500 cv de potência. No que diz respeito a motorizações Honda, o que não falta são exemplos de «missões impossíveis» bem sucedidas.

Assiste ao vídeo:

Se quiseres seguir este projecto, vai até @b16boosted_mini no Instagram. Aproveita e segue também a página da Razão Automóvel.