Notícias Chinesa CATL revela bateria LFP que pode mudar as «regras do jogo»

Baterias

Chinesa CATL revela bateria LFP que pode mudar as «regras do jogo»

Denominada Shenxing, a nova bateria da CATL é a primeira com tecnologia LFP a permitir carregamentos rápidos.

CATL
© CATL

A chinesa CATL, a maior fabricante de baterias do mundo e uma das principais fornecedoras da Tesla, anunciou esta quarta-feira (16 de agosto) uma nova bateria LFP de carregamento rápido, a primeira a consegui-lo de acordo com a empresa.

Denominada Shenxing, a CATL anunciou ainda que a produção em massa da nova bateria vai arrancar no final do ano e que os primeiros veículos elétricos a equipar este tipo de bateria chegam no primeiro trimestre de 2024.

“Esperamos que, através de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, a Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, afirmou Gao Han, diretor técnico da divisão de automóveis elétricos da CATL, citado pela Reuters.

Recorde-se que a CATL lidera o mercado global de baterias para automóveis elétricos, com uma quota de mercado de 35% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da SNE Research.

Desvantagens das baterias LFP ultrapassadas

Cada vez mais vistas como uma alternativa às baterias de iões de lítio NCM (níquel, cobalto e manganês) que a maioria dos construtores europeus ainda utiliza, as baterias de iões de lítio LFP (fosfato de ferro-lítio), já há muito que estão a ser usadas pelos construtores chineses, como por exemplo a BYD:

Mas há mais exemplos, a começar logo na Tesla, que recorre a este tipo de tecnologia nas versões de entrada de gama dos Tesla Model 3 e Model Y. A Ford também já confirmou que vai usar estas baterias no Mustang Mach-E.

Entre as maiores vantagens das baterias LFP está o custo, uma vez que o uso de materiais mais acessíveis e abundantes permite alcançar um preço mais baixo do que as baterias NCM, que usam materiais mais caros, mais raros e menos sustentáveis.

Além disso, têm um ciclo de vida mais longo do que as baterias NCM e uma maior estabilidade térmica e química, o que reduz o risco de incêndios e explosões.

Porém, quando comparadas com as baterias tradicionais NCM, mais caras, também apresentam desvantagens. A densidade energética é inferior (menor capacidade por célula, o que resulta em menos autonomia) e carregamentos menos eficientes, sobretudo em temperaturas mais baixas.

CATL bateria LFP carregamento rápido
© CATL Gao Han, diretor técnico da divisão de carros elétricos da CATL

Agora, graças a esta nova tecnologia de carregamento rápido da CATL, é possível eliminar da equação as desvantagens relacionadas com a autonomia e a velocidade de carregamento.

A empresa promete autonomias superiores a 700 km (ciclo CLTC usado na China que não é tão exigente como o ciclo WLTP) e bastam 10 minutos de carga para ter 400 km de autonomia.

A CATL garante ainda que será possível repor 80% da autonomia em apenas 30 minutos com temperaturas tão baixas quanto -10 ºC, além de prometer que as performances e as acelerações não serão comprometidas neste tipo de temperaturas.

CATL bateria LFP carregamento rápido
© CATL Produção em massa das baterias Shenxing começa no final deste ano

Preço vai ser afetado?

No papel, esta nova tecnologia da CATL é muito prometedora e acaba, em teoria, com as duas principais desvantagens das baterias do tipo LFP.

Porém, resta apenas saber de que forma este desenvolvimento vai afetar o preço das baterias LFP, que têm no custo mais baixo o seu principal trunfo. Importa lembrar que o custo por kWh de uma bateria LFP é, neste momento, entre 20% a 30% inferior a uma bateria NCM.

Porém, a CATL ainda não se pronunciou acerca do preço com que as baterias Shenxing vão chegar ao mercado.