Notícias Tesla rendida às baterias «made in China». Model Y com tecnologia da BYD

Baterias

Tesla rendida às baterias «made in China». Model Y com tecnologia da BYD

O Tesla Model Y produzido na Gigafactory de Berlim vai passar a contar com baterias LFP produzidas pela chinesa BYD.

Tesla Model Y - carregamento
© Tesla

A Gigafactory da Tesla em Berlim (Alemanha) já deu início à produção da versão base do Tesla Model Y, a única de tração traseira e também a única que continuava a ter de ser importada da China para o mercado europeu.

Até agora, apenas as versões Long Range e Performance — ambas com dois motores e tração integral — eram produzidas na Alemanha.

No entanto, o início da produção desta versão na Europa traz algumas novidades. A mais importante, talvez, é o facto desta versão do Tesla Model Y passar a contar com uma nova bateria LFP, produzida pela BYD.

a não perder: Chinesa BYD à conquista da Europa. As novidades da marca para o conseguir

Essa mesma, a rival chinesa que também ambiciona ser a número um global na produção de automóveis elétricos.

Tesla Gigafactory Berlin
© Tesla Tesla Gigafactory Berlin

Ainda não existem informações oficiais referentes à capacidade desta nova bateria fornecida pela BYD. No entanto, e tal como é referido pela Teslamag, nos documentos da Tesla destinados à homologação de uma nova versão do Model Y (em agosto de 2022), já estavam incluídos alguns valores.

Entre eles, a bateria LFP fornecida pela BYD, acompanhada pela referência de ter uma capacidade de 55 kWh, dando uma autonomia máxima de 440 km (ciclo WLTP).

Caso se confirmem, são números que ficam ligeiramente abaixo do Model Y «base» produzido na China (60 kWh e 455 km WLTP), também equipado com uma bateria LFP, mas produzida pela, também chinesa, CATL.

Sucesso do Tesla Model Y obriga a expansão

Mesmo sem estar finalizada, a Gigafactory de Berlim já está a precisar de crescer. E a entrada em produção desta versão base do Model Y tem muito a ver com essa necessidade.

Para a construção deste modelo, há três Gigapress — máquinas gigantes de moldes de injeção que permitem produzir a secção traseira ou dianteira do Model Y numa peça só — em funcionamento para a secção traseira e apenas uma para a secção dianteira.

Produção "Next Gen Vehicle" Tesla
© Tesla A Gigapress consegue dar forma à secção dianteira e traseira do veículo numa peça só, evitando soldaduras ou colagem de peças. Podem ver essas peças no lado esquerdo e direito da imagem.

Também segundo avança a Teslamag, há duas novas Gigapress a serem construídas. E assim que estiverem prontas, passam a existir estruturas completas suficientes para que todos os Tesla Model Y possam ser produzidos na fábrica alemã.

Fonte: Teslamag.de

Sabe esta resposta?
Qual foi o carro mais vendido do mundo em 2022?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Model Y «à porta» do pódio. Os 10 carros mais vendidos no mundo em 2022