Notícias Greve na fábrica da Autoeuropa vai avançar. Conheça os motivos

Indústria

Greve na fábrica da Autoeuropa vai avançar. Conheça os motivos

A greve na Autoeuropa vai avançar, mesmo depois de ter sido alcançado um acordo entre a administração e a comissão de trabalhadores.

produção automóvel portugal, autoeuropa

A Autoeuropa vai parar — pelo menos de forma parcial. Em causa está a proposta de aumento salarial de 5% feita pelos trabalhadores para 2023 e o prémio anual de 400 euros — entretanto já anunciado pela administração da fábrica que será pago ainda este mês de novembro.

Este anúncio da greve surge, assim, após a administração da empresa e a Comissão de Trabalhadores terem chegado ontem, terça-feira, a um acordo para colocar um fim ao conflito laboral.

Um acordo que não foi do agrado de dois dos três sindicatos de trabalhadores da Autoeuropa.

A NÃO PERDER: Histórico. Já se produziram 3,5 milhões de automóveis na Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa
O modelo da Volkswagen mais vendido na Europa é produzido na Autoeuropa.

Em declarações ao jornal Expresso, Rogério Nogueira, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, revelou quais os sindicatos que querem avançar com a paralisação.

Nogueira diz que, apesar do acordo alcançado com a administração da Autoeuropa, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul), afeto à CGTP, e o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel (STASA) mantiveram o pré-aviso de greve.

Já o Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL), afeto à UGT, retirou o pré-aviso de greve após o acordo alcançado.

Ainda este mês, a administração da Autoeuropa e a comissão de trabalhadores — que representa os 5200 funcionários da fábrica localizada em Palmela — deverá regressar à mesa de negociações.

Fonte: Expresso

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Volkswagen Sharan começou a ser produzida na Autoeuropa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan