Notícias Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan

Indústria

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan

Desde 1995 que o Volkswagen Sharan era produzido exclusivamente na Autoeuropa. Agora foi produzida a última unidade do MPV «português».

Último Volkswagen Sharan frente

Há muito aguardado (e até anunciado), o fim da produção do Volkswagen Sharan chegou neste mês de outubro.

Produzido em exclusivo na Autoeuropa desde 1995, ao longo de duas gerações, o Sharan tornou-se num ícone da produção automóvel nacional, conquistando um lugar na história da indústria automóvel do nosso país e na da própria Volkswagen.

Afinal de contas, ao longo de 27 anos saíram da linha de produção da Volkswagen Autoeuropa cerca de um milhão de unidades do primeiro monovolume da Volkswagen.

A NÃO PERDER: Há um pouco da Autoeuropa no novo Volkswagen ID. Buzz
Último Volkswagen Sharan com equipa da Autoeuropa
O último Sharan rodeado pelas equipas e conselho de gerência da Volkswagen Autoeuropa.

A última unidade do Sharan

Segundo revela um comunicado da Volkswagen Autoeuropa, a última unidade do Sharan apresenta-se na versão Active, está equipada com o motor 1.4 TSI, pintada na cor “Indiumgrau metallic” e tem jantes “Galway” de 17”.

Thomas Hegel Gunther, Diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, recorda o modelo como aquele “que lançou as bases da nossa história de sucesso”.

O Diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa recorda que “Os modelos que se seguiram — o Scirocco e o Eos — contribuíram para a consolidação da fábrica, mas o Sharan foi sempre o carro que nos caracterizou”.

«Testemunho» passa para o T-Roc

Como seria de esperar, o papel de porta-estandarte da fábrica de Palmela passa agora para o T-Roc, como ressalva Thomas Hegel Gunther: “Essa identificação está agora a cargo do T-Roc, um SUV de enorme sucesso comercial”.

Último Volkswagen Sharan com T-Roc
O último Sharan ao lado do T-Roc, o novo «porta-estandarte» da fábrica de Palmela e, a partir de agora, o único modelo lá produzido.

O final da produção do Volkswagen Sharan vai libertar capacidade na fábrica de Palmela para aumentar a produção de unidades do Volkswagen T-Roc, que foi, nos últimos dois meses, o modelo mais vendido do continente europeu.

Quase 30 anos de sucesso

Lançado em 1995 no meio da «febre dos monovolumes», o Volkswagen Sharan fez-se acompanhar durante vários anos na linha de produção da Volkswagen Autoeuropa por outros dois modelos: o Ford Galaxy e o SEAT Alhambra.

Volkswagen Sharan vista dianteira e traseira 3/4
A primeira geração do Volkswagen Sharan.

No ano 2000 os três foram alvo de um profundo restyling e em 2006 os «caminhos» do Sharan e do Galaxy separaram-se.

Nesse ano o modelo da Ford conheceu uma segunda geração que deixou de ter qualquer relação com os modelos da Volkswagen e SEAT e, por conseguinte, já não era produzida em Palmela.

Vokswagen Sharan vista dianteira 3/4
A primeira geração foi alvo de um profundo restyling no ano 2000.

Já segunda geração do Volkswagen Sharan e do SEAT Alhambra só chegou em 2010. O Alhambra manteve-se em produção até 2020, mas o Sharan foi resistindo.

Agora, 27 anos depois do seu lançamento, também o Volkswagen Sharan vai para a «reforma». O seu lugar passou a ser ocupado, mesmo que não de forma oficial, pelo novo Multivan. Um modelo que já testámos e que, ao contrário do Sharan, não é produzido em Portugal.

Já testámos o Multivan em duas versões distintas: com motorização Diesel e como híbrido plug-in:

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen T-Roc Cabrio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Volkswagen T-Roc Cabrio. É este o futuro dos descapotáveis?