Notícias A fazer lembrar outros tempos. «Enxurrada» de protótipos no Salão de Tóquio

Salão de Tóquio 2023

A fazer lembrar outros tempos. «Enxurrada» de protótipos no Salão de Tóquio

Não faltaram novidades no Salão de Tóquio deste ano, sobretudo na forma de protótipos — até fez lembrar Tóquio de outros tempos…

Subaru Sport Mobility Concept frente
© Subaru

A edição deste ano do Salão de Tóquio quase nos fez lembrar dos tempos áureos não só deste salão em si, como dos salões de automóveis no geral.

Afinal houve uma «enxurrada» de novidades e, fazendo jus à história do salão japonês, uma grande parte dela na forma de protótipos, uns mais futuristas e outros não mais que modelos de produção disfarçados.

Ainda que o nome oficial do evento — Japan Mobility Show — estivesse mais ligado à mobilidade, a verdade é que as novidades de quatro rodas dominaram. Na última semana apresentámos algumas delas, mas ainda ficaram várias por mostrar. Fiquem a conhecê-las.

Daihatsu

O espaço reservado pela Daihatsu tinha os principais holofotes instalados na direção do novo Vision Copen — um roadster para rivalizar com o Mazda MX-5 —, que já lhe mostrámos. No entanto, próximo deste, havia duas novidades bastante interessantes, direcionadas para a mobilidade urbana.

Uma delas é o Daihatsu me:MO, com menos de três metros de comprimento e menos de 1,5 m de largura. Inclui um conceito minimalista que nos faz lembrar de modelos como o Citroën AMI, mas com mais lugares a bordo. É um protótipo 100% elétrico e que inclui um detalhe muito original.

Há diversas zonas da carroçaria e das jantes que podem receber peças coloridas como se fossem peças de Lego. Desta forma, cada condutor poderá personalizar o me:MO ao seu gosto.

Além do me:MO, a Daihatsu também apresentou o Osanpo, que é um kei car (3,4 m de comprimento e 1,475 m de largura) descapotável de dois lugares e locomoção 100% elétrica. Dado as dimensões muito compactas a marca afirma que é tão simples de conduzir como ir dar um passeio a pé.

Honda

A marca de Soichiro Honda fez despertar algumas memórias ao revelar o novo Honda Prelude Concept.

No entanto, Toshihiro Mibe, o CEO da Honda, tinha mais surpresas na «manga». Uma delas era o Cruise Origin, uma sala rolante autónoma, com quatro lugares a bordo.

Além deste, o Honda Sustaina-C Concept — a evocar as linhas do primeiro Honda City — destacou-se pelo uso de materiais reciclados na sua construção. Entre eles, resinas acrílicas, que podem ser reutilizadas no futuro.

Para lhe fazer companhia, o Honda CI-MEV representa uma nova solução de mobilidade, destinada às zonas em que não existem alternativas de transporte. Trata-se de um modelo muito compacto, com apenas dois lugares, mas que recorre à condução autónoma para garantir o máximo de segurança e tranquilidade, mesmo nas deslocações mais curtas.

Infiniti

A Infiniti é a marca de luxo da Nissan, que já não se encontra representada em Portugal. A sua maior novidade no Salão de Tóquio foi o Vision Qe concept, uma berlina futurista que antecipa o primeiro modelo da marca 100% elétrico.

Trata-se de um modelo com um estilo arrojado, que antecipa também a evolução da marca neste capítulo. Ainda que se trate de uma berlina de quatro portas, a imagem consegue aproximá-lo formalmente de um coupé.

Além disso, os jogos de cores da carroçaria combinam um tom de azul-escuro com partículas em dourado e diversos detalhes, também em dourado. Ou seja, um elegante conjunto de «ouro sobre azul».

Mitsubishi

A proposta da Mitsubishi para o Salão de Mobilidade foi um MPV eletrificado de características mais aventureiras. Chama-se D:X Concept e inclui um avançado sistema de tração integral, sistemas de iluminação em laser capazes de projetar imagens no piso e um habitáculo com seis lugares.

O espaço a bordo é amplo, com vistas panorâmicas para todos os lados, incluindo para cima. No caso da vista para a frente conta com a ajuda de um enorme monitor, que dá a ideia de não haver mais nada na secção dianteira do Mitsubishi D:X Concept.

Ao que consta, este Mitsubishi D:X Concept dá as primeira indicações do que será a próxima geração do Delica.

Subaru

A Subaru é outra das marcas que já não temos em Portugal, mas de que sentimos saudades. No Salão de Tóquio, o seu maior destaque foi um modelo arrojado, o Sport Mobility Concept, destinado a relembrar o lado mais desportivo da Subaru.

Trata-se de um protótipo 100% elétrico, com um formato de coupé, com duas portas e dois lugares, mas com um visual futurista — será que antevê um novo capítulo visual na marca?

Segundo a Subaru terá a capacidade de ir a qualquer lugar e em qualquer momento, oferecendo um elevado prazer de condução em qualquer ambiente.

Toyota

O maior dos gigantes do mundo automóvel contou com um espaço adequado à sua dimensão que encheu de novidades na forma de muitos protótipos. Já demos a conhecer alguns: do Land Cruiser elétrico a uma pick-up elétrica ou ainda o desportivo FT-Se da Gazoo Racing, assim como um protótipo destinado a cenários de outro mundo (literalmente).

No entanto, Koji Sato, diretor executivo da Toyota, ainda tinha mais novidades para apresentar.

Uma das de maior destaque é o Toyota FT-3e, um protótipo 100% elétrico que inclui diversos serviços conectados e personalizados. O seu formato de SUV aproxima-o visualmente do também tecnicamente próximo Lexus LF-ZL, mas conta com uma imagem mais desportiva.

Toyota FT-3e 3/4 de frente
© Toyota

Através de ecrãs no exterior da carroçaria, é possível verificar a carga da bateria, a temperatura no habitáculo e a qualidade do ar a bordo, mesmo antes de entrar.

O Toyota IMV 0 é uma pequena pick-up elétrica de dois lugares, com uma imagem reminiscente do Land Cruiser BJ70, destinada, sobretudo ao mercado profissional.

Destaca-se pela capacidade de poder ser transformado de uma forma praticamente infinita, de acordo com as necessidades de cada cliente. Pode ser um convencional veículo de carga, como pode ser uma coffee-shop ou até transformá-lo num veículo de competição.

Mais ou menos no mesmo contexto, o Toyota Kayoibako também se pode adaptar a um elevado número de necessidades, graças a um formato inspirado… num contentor de transporte de mercadorias.

Entre os exemplos apresentados, está uma configuração de comercial ligeiro para encomendas, ou um veículo de lazer. Outros exemplos mostram uma solução de mobilidade partilhada, com facilidade de acesso a cadeiras de rodas, um escritório móvel e até uma pequena loja.