Notícias Nova geração de elétricos da Lexus promete quase duas vezes mais autonomia

Salão de Tóquio 2023

Nova geração de elétricos da Lexus promete quase duas vezes mais autonomia

Os dois protótipos da Lexus apresentam novas tecnologias e soluções que a marca promete introduzir na sua próxima geração de elétricos.

Lexus LF-ZC e LF-ZL
© Lexus

Aproveitando o Salão de Tóquio como palco, a Lexus mostrou o que reserva o seu futuro elétrico, através de dois novos protótipos, o LF-ZC e o LF-ZL.

O primeiro é uma berlina — uma espécie de IS futurista elétrico —, que se vai «transformar» num futuro modelo de produção, com apresentação prevista para 2026. Já o segundo é um SUV topo de gama de grandes dimensões (5,3 m de comprimento) e destina-se apresentar a visão do que será a marca num futuro próximo.

Em ambos os casos, a construção é baseada numa nova plataforma dedicada a automóveis 100% elétricos, que será usada também pela Toyota.

A bordo dos dois novos protótipos, um dos maiores destaques apontados pela Lexus vai para o novo sistema operativo, o Arene OS. Segundo a marca, este será capaz de proporcionar experiências de condução melhoradas, com uma integração perfeita entre software e hardware e à medida dos gostos de cada condutor.

Além disso, este sistema também permitirá a adoção de um ambiente totalmente digital a bordo, com novas formas de entretenimento e conectividade.

Também no habitáculo, a Lexus dá continuidade ao trabalho efetuado com base no tradicional conceito de hospitalidade japonês — Omotenashi —, mas agora, com a utilização de materiais de origem mais sustentável. E no caso do Lexus LF-ZL, o segundo “L” é mesmo de Luxury, pelo que os artesãos da marca não pouparam esforços.

Por causa disso, foram desenvolvidas novas tecnologias de produção, que vão permitir usar materiais como o bambu, quase como uma assinatura de marca. Além do rápido crescimento, o bambu também permite uma boa absorção de CO2. Já para não falar da enorme ligação à cultura japonesa e à sua beleza intemporal, tal como referido pela Lexus.

Lexus será 100% elétrica em 2035

O ano 2035 foi a data definida como prazo para a Lexus se tornar numa marca 100% elétrica. Por isso, estes dois novos protótipos ganham particular relevância pelas soluções que «trazem para a mesa».

Uma das novidades está relacionada com as baterias, que serão prismáticas, e prometem uma eficiência energética muito superior.

Em conjunto com uma aerodinâmica muito superior, anunciando um coeficiente (Cx) abaixo de 0,2, a autonomia será bastante beneficiada, com a marca a afirmar que será praticamente o dobro dos elétricos atuais — se o RZ 450e declara 440 km, os novos modelos ultrapassarão os 800 km?

Parte desse aumento da eficiência aerodinâmica advém do recurso de baterias de altura reduzida, originando maior flexibilidade no design e na otimização das silhuetas (mais baixas). O centro de gravidade também fica mais baixo e, sendo uma plataforma dedicada, o capô dianteiro pode ser mais curto e baixo.

Tudo elementos que melhoram a imagem de cada modelo, mas também o prazer de condução. E esta é uma das principais metas da Lexus para os seus futuros modelos.