Notícias Muito antes da moda SUV a Volvo considerou ter um jipe a sério

Arranque a Frio

Muito antes da moda SUV a Volvo considerou ter um jipe a sério

Caso este projeto tivesse recebido luz verde, poderia ter sido uma espécie de Land Rover da Volvo, décadas antes de lançar o seu primeiro SUV.

Esboço que mostra vista lateral de proposta para todo o terreno da Volvo
© Volvo

Quem diria que a Volvo chegou a equacionar o lançamento de um verdadeiro jipe — ou um todo o terreno, se preferir —, nos anos 70? Ou seja, décadas antes de lançar o XC90, o seu primeiro SUV, em 2002, já este século.

É o que pode ver nos esboços que ilustram este artigo, tendo sido recentemente publicados por Hans Hedberg, gestor da herança da Volvo Cars.

Os esboços em si são da autoria de Gunnar Falck, design manager da marca de longa data, respondendo a um pedido do então diretor executivo Pehr Gyllenhammar, que equacionou um veículo para África e outros países em vias de desenvolvimento.

Este jipe da Volvo é definido pelo seu aspeto utilitário, mas moderno (para o seu tempo), com apenas duas portas e um interessante par de características.

A primeira é a secção dianteira, que parece antever os Volvo lançados na mesma década, como o Série 200. A outra é a curiosa extensão da janela da porta dianteira, ficando abaixo das restantes áreas vidradas.

Não sabemos por que razão este jipe da Volvo não avançou na altura, mas caso tivesse avançado, só podemos imaginar. Teria evoluído como o Land Rover (mais tarde Defender) ou o G da Mercedes-Benz?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipou a carrinha Volvo 850 T-5R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R