Notícias Ex-chefe de design da Jaguar revela primeiro modelo com a sua marca

Apresentação

Ex-chefe de design da Jaguar revela primeiro modelo com a sua marca

Ian Callum desenhou alguns dos Jaguar e Aston Martin mais marcantes dos últimos tempos. O Callum Skye é o primeiro a ter o seu nome.

Callum Skye neve com esquis
© Callum Designs

Com uma carreira que se estende por muitas décadas, podemos atribuir a Ian Callum a autoria das linhas de modelos que continuam a marcar: do primeiro Aston Martin Vanquish ao Jaguar I-Pace, do Volvo C70 Coupé ao Nissan R390, passando por praticamente todos os Jaguar deste século.

Em 2019, Ian Callum optou por se afastar para apostar na sua própria empresa, a Callum Designs. A ligação aos automóveis, no entanto, não foi esquecida, tendo acabado de revelar o primeiro modelo de marca própria: o arrojado Callum Skye.

Trata-se de um “veículo multi-terreno” (como é definido pela Callum Designs), com tração às quatro rodas e é 100% elétrico. Conta, no entanto, com duas versões: uma com mais apetência por trajetos sem asfalto (em cima), e outra mais apta para o dia a dia urbano (em baixo).

Distinguem-se, sobretudo, pelas suas rodas: pneus todo o terreno e jantes de dimensões mais modestas na primeira; pneus de baixo perfil e jantes de maior diâmetro na segunda.

Skye com visual radical

O visual de «brinquedo» mais radical cativa desde o primeiro momento, sendo muito diferente do habitual. São à volta de 4,0 m de comprimento e 1,9 m de largura, mas com uma altura ao solo bastante elevada e com as rodas a querer sair do perímetro da carroçaria.

“Com 4,0 m de comprimento, o Callum Skye tem proporções dramáticas, com uma estética exterior concisa e orientada para as suas capacidades. Foi concebido para exceder as expectativas: massa mínima, capacidade máxima — excecionalmente utilizável e um prazer absoluto de conduzir”

Ian Callum, diretor de design da Callum Designs

Mesmo sendo um automóvel 100% elétrico, a Callum Designs anuncia uns modestos 1150 kg e uma repartição perfeita de 50:50 entre o eixo dianteiro e o eixo posterior. Ainda assim, não falta uma bateria de iões de lítio com 42 kWh de capacidade, suficientes para uma autonomia máxima em torno dos 275 km.

Fica por saber quantos motores elétricos terá ou outras especificações técnicas, mas Ian Callum já afirmou que será capaz alcançar as 60 mph (96 km/h) em menos de quatro segundos.

Ainda não há imagens do interior, mas o habitáculo é totalmente fechado — ao contrário de outros veículos de lazer com propósitos semelhantes —, e tem quatro lugares disponíveis (configuração 2+2).

Quando chega?

Antes de chegar à estrada, algures na próxima primavera, está a ser submetido a diversos testes dinâmicos no Reino Unido e na Europa.

O Callum Skye não promete ser um «brinquedo» acessível (preço poderá ter seis dígitos). Parte da justificação tem a ver com as poucas unidades previstas a serem produzidas: algumas dúzias, como Ian Callum afirmou em entrevista à Autocar.