Notícias Steinwinter Supercargo 2040 era o camião do futuro mas correu tudo mal

Arranque a Frio

Steinwinter Supercargo 2040 era o camião do futuro mas correu tudo mal

O design do Steinwinter Supercargo 2040 «grita» camião do futuro, mas esse futuro nunca chegaria a acontecer após ser confrontado com o presente.

Apresentado no Salão de Frankfurt em 1983, o Steinwinter Supercargo 2040 era uma visão revolucionária do transporte de mercadorias, tendo sido desenvolvido pelo engenheiro alemão Manfred Steinwinter.

Prometia ser o camião do futuro, mas o conceito acabou por não ter… futuro.

O design do camião Supercargo 2040 era extremamente baixo e aerodinâmico, com a cabine do motorista situada sob o reboque. O perfil era reduzido para cerca de um metro de altura, com o objetivo de melhorar na economia de combustível, e sobretudo, maximizar o espaço disponível para carga sem ultrapassar o comprimento máximo admitido.

As suas especificações técnicas impunham respeito: suspensões pneumáticas independentes às quatro rodas e o motor Diesel V8 com 400 cv era de origem Mercedes-Benz (que deu apoio ao projeto) e contava com uma caixa ZF de 16 velocidades.

Apesar de seu design futurista e potenciais benefícios, o Supercargo 2040 enfrentou vários desafios práticos e regulamentares, que limitaram a sua aceitação e implementação. Além disso, devido à localização do motor — circulação de ar insuficiente —, sofria de sobreaquecimento.

A Mercedes-Benz retirou o seu apoio e a única unidade produzida do Steinwinter Supercargo 2040 está hoje quase ao abandono. Embora não tenha alcançado a produção, permanece como um exemplo notável de inovação e design até hoje.

Camião Quatro motores elétricos Volvo e um Diesel BMW. Será este o camião de bombeiros do futuro?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O LeTourneau TC-497 Overland Train II ainda detém o recorde para o maior veículo todo o terreno do mundo. Qual o seu comprimento?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

LeTourneau TC-497. Este é o maior veículo todo o terreno do mundo