Notícias Gasóleo desce de preço mas gasolina não

Combustíveis

Gasóleo desce de preço mas gasolina não

As previsões apontavam para uma descida de preço de ambos os combustíveis, mas só o gasóleo acabou por descer; a gasolina manteve o preço.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo
© Sintendo

Esta segunda-feira, 15 de abril, começou com uma descida no preço do gasóleo, mas o preço da gasolina simples manteve-se, contrariando a previsão do final da semana passada que dizia que ia também descer.

Assim, o preço médio do gasóleo simples desceu 0,017 cêntimos por litro, encontrando-se agora nos 1,631 /l, enquanto o da gasolina simples 95 se manteve nos 1,811 €/l. O preço médio do GPL manteve-se estável nos 0,834 €/l.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os de sexta-feira, dia 12 de abril. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que este não é o preço dos combustíveis que vai encontrar nos postos de abastecimento. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Olhando mais em detalhe para a evolução do preço dos combustíveis nas principais gasolineiras, a BP e a Repsol desceram o preço do gasóleo simples em 2,5 cêntimos por litro, mas a Repsol desceu também o preço da gasolina simples em meio cêntimo. Por sua vez a Galp, desceu o preço do gasóleo simples em dois cêntimos por litro.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

O novo governo já tomou posse, mas ainda não houve novidades no que respeita às medidas extraordinárias de redução fiscal, que foram atualizadas pela última vez em outubro de 2023.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”