Notícias Opel Zafira OPC detém um recorde que (provavelmente) nunca vai perder

Arranque a Frio

Opel Zafira OPC detém um recorde que (provavelmente) nunca vai perder

Quando pensamos no Nürburgring, a Opel Zafira OPC não é um dos modelos que nos vem à cabeça. Mas este monovolume pode vir a ser eterno naquele circuito.

Opel Zafira OPC Nurburgring
© Opel

Os MPV ou monovolumes estão muito longe de ser os mais indicados para atacar o Nürburgring, mas isso não impediu a Opel de fazer história em 2006, levando a Zafira OPC ao The Ring e bater o recorde do circuito para este tipo de veículos.

Na época, a versão mais potente e desportiva da Zafira fazia-se valer de um motor 2.0 l turbo de quatro cilindros para entregar 240 cv e 320 Nm de binário máximo às duas rodas dianteiras, números que deixavam este familiar acelerar até aos 231 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,7s.

Quase 20 anos depois, estes registos ainda ficam «bem na fotografia» e na altura valeram uma volta ao Nürburgring em 8min54,38s, coroando a Opel Zafira OPC de monovolume mais rápido de sempre no traçado alemão. E depois de todos estes anos, nada parece indicar que a Zafira OPC alguma vez vá perder o trono.

Opel Zafira OPC recorde Nurburgring 2006 frente
© Opel

Os dias de glória dos monovolumes chegaram ao fim e começam a não existir representantes deste segmento: ainda agora o Renault Espace disse adeus às origens e transformou-se num SUV.

A Opel Zafira OPC tem, por isso, caminho aberto para a eternidade no Nürburgring. Não são muitos os desportivos que se podem gabar disso…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”