Notícias Esta Renault Trafic tem um terraço na traseira

Arranque a Frio

Esta Renault Trafic tem um terraço na traseira

Apresentado há quase 20 anos, o Renault Trafic Deck'up continua a surpreender. Uma ideia sem jeito ou um conceito inovador fora de tempo?

Renault Trafic Deck Up
© Renault

A Renault apresentou em 2004 um dos protótipos mais peculiares da sua história centenária, o Renault Trafic Deck’up.

Com a missão de atrair aqueles que estivessem em busca de uma aventura fora de estada, a Renault pegou no seu conhecido furgão e transformou-o num protótipo inspirado nos safari.

Cerca de 18 cm mais curto e pouco mais de 2 cm mais largo do que o Trafic “convencional”, o Renault Trafic Deck’up contava com uma maior altura ao solo e equipava um sistema de tração às quatro rodas permanente, o que permitiu aumentar de forma significativa as suas capacidades fora de estrada.

renault trafic deck up
© Renault As proteções em plástico ao nível dos para-choques e das cavas das rodas não deixam dúvidas de que este era um protótipo para ser usado nos “maus caminhos”

Mas aquilo que mais se destacava neste protótipo, animado por um bloco Diesel de 2.5 l que produzia 135 cv, era mesmo a secção traseira, com dois bancos laterais, que se transformava num autêntico deck, daí o nome.

Aliás, os bancos traseiros, cuja orientação podia mudar, conseguiam inclusive deslizar até à caixa traseira, permitindo assim inúmeras possibilidades de configuração do habitáculo.

Apesar das soluções inovadoras e da imagem irreverente, o Renault Trafic Deck’up nunca recebeu luz verde para ser produzido. E é difícil imaginar que isso alguma vez tenha estado nos planos da Renault. Mesmo assim, merece ser lembrado. Certo?

Renault Trafic traseira
© Renault Os bancos traseiros podiam ser virados em qualquer direção, além de estarem assentes sobre um sistema de calhas que se prolongava até ao “deck” traseiro

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 21 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo