Notícias Panda 100HP. O mais desportivo dos Fiat Panda nunca foi vendido em Portugal

Arranque a Frio

Panda 100HP. O mais desportivo dos Fiat Panda nunca foi vendido em Portugal

No 20.º aniversário da segunda geração do Fiat Panda, recordamos o Panda 100HP, a versão mais desportiva que, inexplicavelmente, não chegou a Portugal.

Fiat Panda 100HP de frente
© Fiat

Quem diria que já passaram 20 anos sobre o lançamento da segunda geração do Fiat Panda? Curiosamente nem era para se ter chamado Panda, mas sim Gingo — uma história já abordada por nós…

Ainda hoje é fácil cruzarmos-nos com um em muitas cidades europeias — portuguesas incluídas —, reflexo das mais de 2,1 milhões de unidades vendidas ao longo de nove anos.

leiam também Sucessor do Punto a caminho? O que esperar da Fiat em 2023

Porém, foi negado aos portugueses, talvez, o Panda mais interessante de todos: o Panda 100HP, a versão mais potente do citadino e um genuíno pocket rocket.

Fiat Panda 100hp traseira
© Fiat Incompreensivelmente, o Fiat Panda 100HP nunca foi vendido em Portugal e ainda não encontrámos uma resposta satisfatória para o justificar.

O Panda 100HP tinha indumentária a condizer com o estatuto. Livrou-se das barras no tejadilho, ganhou para-choques de corte mais desportivo e um spoiler traseiro, e as jantes cresceram até às 15″.

A designação 100HP era indicativa da potência que o seu nervoso e vocal 1.4 l naturalmente aspirado debitava — ainda hoje é o Panda mais potente de sempre. O suficiente para se mexer… adequadamente.

Tudo isto era acompanhado por uma atitude dinâmica vivaz… e uma suspensão dura com fama de «partir costas».

Olhando para os testes da altura a opinião era unânime: um concentrado de diversão ao volante e a prova de que não precisamos de muita potência para a ter. Só faltou chegar a Portugal…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes Fiat foi Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Punto. Vencedor Carro do Ano 1995 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fiat Punto. Vencedor Carro do Ano 1995 em Portugal