Notícias Ainda mais ameaçador. Mercedes-Benz 190E EVO II «renasce das cinzas»

Arranque a Frio

Ainda mais ameaçador. Mercedes-Benz 190E EVO II «renasce das cinzas»

A reinterpretação do Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II pela HWA não vai ser única: vão ser feitas 100 unidades, chegando no final de 2025.

HWA EVO perfil
© HWA

O Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II tem de ser um dos maiores ícones da década de 90, muito por culpa da sua aparência como pelas suas epopeias no DTM.

A exuberância do kit aerodinâmico «gritava» especial de homologação: só se fizeram 502, justificando os preços exorbitantes que são pedidos hoje.

HWA EVO frente 3/4
© HWA

Não admira, por isso, que a HWA — sediada em Affalterbach e fundada por Hans Werner Aufrecht, um dos «pais» da AMG —, tenha escolhido o EVO II como ponto de partida para celebrar o 25.º aniversário da empresa.

HWA EVO frente
© HWA

Designado, apropriadamente, de HWA EVO, este tributo não será único: vão ser feitas 100 unidades, a 714 mil euros cada (+IVA).

Por enquanto só foram divulgados estes renderings, que mostra o que parece ser um 190E EVO II com detalhes distintos, só que não será baseado neste. A raridade do original faz com que o HWA EVO seja baseado noutros Mercedes-Benz 190E (W 201) mais comuns.

HWA EVO traseira
© HWA

O que falta saber são as especificações finais, que ainda não foram fechadas. Recorde que o 190E EVO II original tinha um quatro cilindros de 2,5 l e 235 cv, cortesia dos magos da Cosworth.

Dificilmente haverão 100 motores do EVO II por aí… O que será que esconde esta «criatura» por debaixo do capô?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mercedes-Benz 190 (W 201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já passaram 40 anos mas ninguém esquece o Mercedes 190 (W 201)