Notícias Anos 90. Até a Lancia considerou um rival para o Tigra e o Puma

Arranque a Frio

Anos 90. Até a Lancia considerou um rival para o Tigra e o Puma

No momento em que a Lancia se prepara para lançar um novo Ypsilon, mergulhámos nos arquivos da marca e acabámos por «descobrir» um Y Coupé.

Lancia Y elefantino rosso, frente 3/4
© Lancia

O histórico de possibilidades que não saem dos ateliers das marcas automóveis deve ser muito mais vasto que o histórico de modelos lançados. Repare-se no exemplo que lhe trazemos hoje: o Lancia Y Coupé.

O Lancia Y em si, lançado em 1995, já era visualmente original e muito distinto — e até havia 112 cores à escolha —, cortesia das linhas definidas por Enrico Fumia, o então diretor de design da Lancia.

Lancia Y Coupé, duas vistas — frente 3/4 e traseira 3/4
© Livro "Autoritratto", Enrico Fumia Modelo do Lancia Y Coupé.

Uma variante coupé teria tudo para elevar mais essas qualidades, ainda que o resultado da proposta acima dificilmente seja consensual.

E se havia uma janela de oportunidade para lançar um Lancia Y Coupé teria de ser nos anos 90. Tudo devido ao furor provocado pelo Opel Tigra (1994), que foi imenso.

De um momento para o outro, os pequenos coupés, derivados de utilitários, pareciam ser a próxima grande-cena. A Ford mordeu o isco e lançou o Puma em 1997 e não seria a única:

Porque não um Y Coupé? Poderia ser a alternativa mais elegante e refinada nesta classe. Acabou por nunca avançar e coupés na Lancia só regressariam em 1997, com o muito maior Kappa Coupé.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Fiat Coupé ainda hoje é o Fiat com a velocidade máxima mais elevada de sempre. Que velocidade atinge?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem