Notícias A feijoada na Ponte Vasco da Gama foi há 25 anos. Recorde o momento

Efeméride

A feijoada na Ponte Vasco da Gama foi há 25 anos. Recorde o momento

Celebra-se este mês o 25º aniversário da inauguração da então maior ponte da Europa: a Ponte Vasco da Gama. Um momento que Portugal assinalou com uma feijoada.

Inaugurada a 29 de Março de 1998, a Ponte Vasco da Gama é uma das maiores obras nacionais das últimas décadas.

Portugal vivia à época um momento de forte expansão económica. A zona da Expo 98, na qual se insere a Ponte Vasco da Gama, era a face mais visível deste momento que o país atravessava.

leiam também Vão nascer duas novas pontes sobre o Tejo

Um momento que foi celebrado de forma efusiva, com uma dessas celebrações a entrar para o Guinness World Records — o livro dos recordes do mundo. Falamos da feijoada gigante na Ponte Vasco da Gama.

É verdade, já passaram 25 anos desde o momento em que mais de 17 mil pessoas, oriundas de norte a sul do país, almoçaram uma feijoada no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama. No total, 425 pessoas garantiram a segurança do evento e foram colocados 100 WC portáteis à disposição dos presentes.

Estávamos mais precisamente a 21 de março de 1998. A ponte foi inaugurada sete dias depois pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Agora, 25 anos depois deste momento que mudou o país e as duas margens do Tejo, a Ponte Vasco da Gama vai ter a companhia de mais duas pontes, ainda que não tenham como destino ligar a margem sul à margem norte.