Notícias Há 25 anos era inaugurada a Ponte Vasco da Gama

Efeméride

Há 25 anos era inaugurada a Ponte Vasco da Gama

Inaugurada há 25 anos, a Ponte Vasco da Gama está de parabéns. Recordem alguns do números da «segunda travessia do Tejo».

Ponte Vasco da Gama
© Lusoponte

A Ponte Vasco da Gama tornou-se de tal forma parte da «paisagem» lisboeta que já é difícil aos portugueses imaginá-la sem servir de pano de fundo ao Tejo.

Inaugurada a 29 de março de 1998 por Jorge Sampaio, então Presidente da República, a «segunda travessia do Tejo», tem sido fundamental para encurtar a distância entre as duas margens do Tejo.

Ponte Vasco da Gama
© Lusoponte

Neste quarto de século foi palco da maior feijoada do mundo ainda antes da sua inauguração, mas também de diversos eventos desportivos e, infelizmente, até de corridas ilegais.

O que é certo é que tal como acontecia há 25 anos, a Ponte Vasco da Gama continua a impressionar pelos seus números e aproveitamos a ocasião festiva para os recordarmos.

Os números da Ponte Vasco da Gama

A Ponte Vasco da Gama deve o seu nome ao navegador homónimo e, curiosamente, a sua inauguração ocorreu 500 anos depois de Vasco da Gama ter chegado à Índia.

Com 17,185 km de comprimento total (12,345 km dos quais feitos sobre as águas do rio Tejo), a Ponte Vasco da Gama é a maior ponte da União Europeia e a segunda maior da Europa.

No total conta com 91 câmaras de vigilância que monitorizam os cerca de 62 000 automóveis que, em média, a atravessam diariamente.

Renault Laguna
© Renault A ponte Vasco da Gama como pano de fundo, uma “tradição” das apresentações de modelos no início do século XXI.

Capaz de resistir a ventos de até 250 km/h e a um terramoto 4,5 vezes mais forte que aquele que abalou Lisboa em 1755, esta ponte demorou três anos a ser construída (entre fevereiro de 1995 e março de 1998).

No total estiveram envolvidos na sua construção 3300 trabalhadores. Já o custo da sua construção — 897 000 000 milhões de euros — pode ser visto como um “bom investimento”, tendo em conta a utilidade desta ponte.

Sabe esta resposta?
Quanto custava atravessar a Ponte 25 de Abril em 2001 com um veículo de Classe 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quanto custava atravessar a Ponte 25 de Abril em 2001, no tempo da moeda antiga?