Notícias O que une o Fiat Uno e o Space Shuttle?

Arranque a Frio

O que une o Fiat Uno e o Space Shuttle?

O Fiat Uno e o Space Shuttle acabaram por partilhar a mesma «base de lançamento»: o Kennedy Space Center (EUA) da NASA.

Space Shuttle e Fiat Uno
© Razão Automóvel

A 18 de janeiro de 1983, diretamente do Kennedy Space Center (Cape Canaveral, Flórida, EUA), o mesmo local de onde a NASA lançava o Space Shuttle, a Fiat «lançava» o Uno — sim, já passaram 40 anos…

A escolha do país e do local foi surpreendente, até porque o inovador utilitário não ia ser comercializado nos EUA. Mas lançar um novo modelo tão ambicioso como o Uno, a partir de um local que simbolizava tanto a ideia de conquista, deu à Fiat todo o mediatismo que procurava.

leiam também Glórias do Passado. Fiat Uno Turbo I.E., membro honorário do clube dos caixotes rápidos
Par de Fiat Uno com foguetões ao fundo no Kennedy Space Center
© Fiat Uma visão «alienígena»: um par de Fiat Uno no Kennedy Space Center, nos EUA.

O evento foi gigante. A Fiat deslocou mais de 700 jornalistas de 30 países (a maioria europeus) até aos EUA, onde à sua espera estavam 110 unidades do Uno para serem apreciadas e conduzidas.

Puderam conduzir o novo Fiat Uno não só nas estradas de Orlando (na Flórida), mas também testá-lo em circuito, no emblemático Daytona International Speedway.

Um «lançamento» em direção às estrelas que encontrou réplica no sucesso enorme que o Fiat Uno acabaria por ter: é o Fiat mais vendido de sempre, tendo superado as 10 milhões de unidades vendidas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Fiat Panda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Recordemos o Fiat Panda 4×4, a mais improvável lenda do offroad