Notícias Citroën Xantia faz 30 anos e ainda é o rei do conforto e da arte de curvar sobre carris

Arranque a Frio

Citroën Xantia faz 30 anos e ainda é o rei do conforto e da arte de curvar sobre carris

O Xantia foi lançado originalmente a 4 de março de 1993 e não podíamos deixar de recordar mais um tão característico Citroën.

Citroën Xantia frente
© Citroën

Se o ZX foi criticado pelo seu conservadorismo, para mais sendo um Citroën, a redenção da marca francesa chegaria dois anos depois, em 1993, com o lançamento do Xantia.

A italiana Bertone assinou as suas linhas, influenciadas pelo «navio-almirante» XM, e não podia ser outra coisa que não um Citroën. Distinto, mas bem mais elegante e consensual que o antecessor BX.

O Citroën Xantia apontava ao âmago das berlinas familiares/executivas e distinguia-se favoravelmente contra os mais conservadores Ford Mondeo ou Opel Vectra. E sendo um Citroën, não faltavam argumentos como a suspensão hidropneumática que garantia um conforto a bordo referencial.

Em 1995 uma carrinha foi adicionada à gama e em 1997 chegava o marcante Xantia V6 Activa e a sua suspensão Hydractive que lhe dava «super-poderes» a curvar, deixando até desportivos com «suores frios». E tornou-se no melhor amigo… dos alces.

O Xantia foi atualizado em 1998, tendo sido o primeiro, no então Groupe PSA, a fazer uso dos motores HDI (motores Diesel common-rail).

A sua muito bem sucedida carreira terminaria na Europa em 2002 com mais de 1,3 milhões unidades vendidas. Também foi vendido na China (1996-1997) e terminaria a sua carreira no Irão, apenas em 2010.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Citroën a conquistar o título de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal