Notícias A razão que levou a Toyota a mudar o nome do GR86

Arranque a frio

A razão que levou a Toyota a mudar o nome do GR86

O Toyota GR 86 foi obrigado a mudar de nome para… GR86 — estão a ver a diferença? A razão para esta subtil mudança é que, caso contrário, ninguém o encontrava…

Toyota GR86 Gazoo Racing em pista
© Toyota

Quando foi lançado (em 2021) ficámos a conhecê-lo como GR 86, mas não foi preciso esperar muito tempo para que a Toyota mudasse o nome do seu coupé para… GR86, sem espaço entre as letras e números.

Uma mudança subtil e que muitos nem devem ter dado conta. Mas porquê fazer esta pequena mudança? Bem… Vicissitudes dos tempos modernos, sobretudo da internet e das redes sociais.

Leiam também: GR86 é o último da espécie. Toyota não vai fazer mais modelos GR

Verificou-se que o espaço existente entre “GR” e “86” não era o melhor «amigo» das hashtags do Instagram e Twitter e dos motores de busca como o Google, dificultando o processo de encontrar o GR86 online.

Toyota GR86 frente 3/4
© Toyota

Para melhorar essa visibilidade online do seu desportivo, a Toyota resolveu o problema da forma mais simples.

Mudou o nome do seu GR 86, para um mais prático GR86, sem o «incómodo» do espaço que existia lá pelo meio. GR86 pôde ser, assim, transformado numa simples hashtag #GR86 e ser facilmente encontrado, por exemplo, no Instagram.

A pequena saga à volta da designação do Toyota GR86 só comprova, mais uma vez, que dar um nome a um carro continua a estar entre as tarefas mais difíceis na concepção de qualquer automóvel.

Já não bastava um nome poder ter significados… embaraçosos em certas línguas, agora até as designações alfanuméricas têm de ser compatíveis com as redes sociais.

Fonte: Carscoops


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A Yamaha tem uma longa relação com a Toyota. Com que modelo teve início essa colaboração?