Notícias Não está a ver mal. Estas «rodas» são mesmo quadradas

Arranque a frio

Não está a ver mal. Estas «rodas» são mesmo quadradas

Com o objetivo de criar algo diferente do habitual, este engenheiro criou um novo conjunto de «rodas» quadradas para a sua bicicleta.

Bicicleta de «rodas» quadradas em andamento
© The Q

Inspirado pelo mundo do gaming, na altura em que as linhas curvas ainda eram algo complicadas de reproduzir, este engenheiro teve a ideia de criar algo diferente. Em vez de utilizar um conjunto convencional de rodas circulares, por que não encontrar uma forma de usar uma bicicleta de «rodas» quadradas?

O efeito visual é um daqueles que nos desafia o cérebro nos primeiros segundos. Até porque, além do seu formato, estas «rodas» também contam com diversos raios que não se movem enquanto vemos a bicicleta a andar.

© The Q

Fase de construção

Usando uma viga de metal, o autor deste projeto começou por construir duas molduras de formato quadrado. Em cada um dos cantos, foi soldado um pequeno tubo de metal, destinado a servir de suporte a um veio com dois carretos cada.

Estes carretos, estão destinados a duas correntes convencionais de bicicleta, mas que foram usadas para construir uma espécie de lagarta semelhante às usadas nos tanques. Para garantir a distância entre as duas correntes, mas também a robustez do conjunto, esta lagarta recebeu uma pequena tira metálica, sensivelmente a cada quatro centímetros.

Depois disto, restou adicionar tiras da faixa de rodagem de um pneu de bicicleta, umas pequenas rodas no interior da tal moldura – estas sim, redondas – e pintar tudo. No final, ficou apenas a faltar a instalação das duas «rodas» quadradas num quadro de bicicleta, com a tração dos pedais a passar para as rodas traseiras.

Simples, certo? Bem, para ver todos os detalhes, o melhor mesmo é assistir ao vídeo.

Fonte: The Q


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.