Notícias Motomachi. Os segredos da fábrica onde a Toyota produz o GR YARIS

Indústria

Motomachi. Os segredos da fábrica onde a Toyota produz o GR YARIS

Na era da produção em massa, onde cada segundo vale milhões, a fábrica da Toyota em Motomachi pretende produzir modelos especiais em série. Como? É isso que vais descobrir neste vídeo:

Ver vídeo

Não é fácil. Produzir modelos especiais, modelos que fogem da norma, é um pesadelo logístico. Numa linha de produção, onde impera a regra, cada excepção custa milhões — e não, não é um força de expressão, são mesmo milhões.

É por isso que hoje em dia, praticamente todas as marcas «fogem» dessas versões especiais. Porém, na fábrica da Toyota em Motomachi, a marca japonesa conseguiu desenvolver uma linha de produção adaptada à produção de versões especiais como o Toyota GR Yaris.

Ao invés de um linha de produção convencional — onde o chassis é transportado numa linha de montagem continua —, em Motomachi, esse transporte é feito por plataformas robotizadas que dão maior liberdade de movimentos ao chassis durante a cadeia de produção.

VÊ TAMBÉM: À conversa com Yasunori Suezawa e Keisuke Morisaki. Os responsáveis pelo novo Toyota Yaris Cross

Como sabem, o Toyota GR Yaris, está longe de ser um modelo «normal». O seu chassis resulta da junção de duas plataformas distintas: a dianteira pertence ao Yaris, a traseira pertence ao Corolla — podes saber mais sobre a sua plataforma aqui.

Conseguir por isso sistematizar processos de natureza diferente em modelos totalmente distintos e na mesma linha de produção, preservando o controlo de qualidade associado aos modelos de produção em massa (onde o erro humano é menor), é sem dúvida um feito muito interessante.

Resta esperar que todos estes avanços resultem em mais modelos como o Toyota GR Yaris. Que outro modelo especial gostavas de ver sair da fábrica de Motomachi? Supra, Celica, GT86…

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Supra com motor de quatro cilindros?