Notícias Este Ami quer ser um 2CV Charleston. Nem falta o volante de um braço

Arranque a Frio

Este Ami quer ser um 2CV Charleston. Nem falta o volante de um braço

Massimo Biancone inspirou-se no icónico 2CV Charleston para transformar o Citroën Ami. E não é modelo único — estão previstas 150 unidades.

AMI Charleston dianteira
© Stellantis / Massimo Biancone

O simpático quadriciclo elétrico Citroën Ami, nas mãos do designer italiano Massimo Biancone transformou-se numa «homenagem moderna» a um 2CV Charleston.

O Charleston começou por ser uma série especial do 2CV, mas transformou-se num enorme sucesso e passou a fazer parte da gama. Foi, inclusive, o último 2CV produzido… E isso aconteceu aqui, em Portugal — saiba mais.

Citröen 2CV 6 Charleston
© Citroën O Citroën 2CV Charleston.

Este Ami Charleston recupera a característica pintura de dois tons — preto e vermelho Delage —, e destaca-se também por terem sido retirados os símbolos Citroën. Nem parece o mesmo.

Biancone foi ainda mais longe no interior, tendo substituído o volante original do Ami pelo volante de braço único do 2CV, mas não só. O toque final é dado pelos revestimentos em padrão houndstooth nos bancos e no travão de mão.

© Stellantis / Massimo Biancone Citroën Ami inspirado no 2CV Charleston

Porém, este Ami bem que pode ser considerado uma «quimera» de um carro clássico e um elétrico.

Para imitar a experiência de conduzir um verdadeiro clássico, relembramos que o Ami não ter ar condicionado, apenas pode abrir as janelas e o teto de abrir. Mas tem sistema de áudio Bluetooth.

Massimo Biancone planeia construir 150 exemplares, sendo que quatro unidades já estão em produção.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi produzido o último Citroën 2CV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O último dos… Citroën 2CV feitos «falava» português