Notícias Afinal há esperança. Euro 7 vai salvar motor «Ferrari» da Alfa Romeo

Indústria

Afinal há esperança. Euro 7 vai salvar motor «Ferrari» da Alfa Romeo

O motor V6 que «anima» as versões Quadrifoglio da Alfa Romeo está a salvo. A «culpa» é da nova Euro 7, que será mais suave do que o previsto.

Alfa Romeo Giulia V6 Quadrifoglio

Quem gosta de mecânicas nobres pode respirar de alívio. O motor V6 biturbo da Alfa Romeo, de origem Ferrari, vai poder continuar a ser usado para lá de 2025, altura em que a nova norma de emissões Euro 7 entrará em vigor.

A confirmação foi feita pelo próprio diretor executivo da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, em declarações à Autocar.

Questionado sobre se esta motorização, que é usada nas variantes Quadrifoglio do Giulia e do Stelvio, tem futuro, Imparato foi peremptório ao dizer: “A resposta é sim, porque espero o resultado da (proposta) Euro 7 este ano”.

Europa volta atrás

Esta confirmação surge poucos dias depois da União Europeia ter voltado atrás e apresentado uma proposta para um norma Euro 7 bem mais branda do que estava inicialmente previsto. Na prática, uma versão «suave» do terramoto que se esperava na indústria automóvel.

Depois de oito países europeus (entre eles Itália e França) se terem mostrado conta a proposta inicial da Euro 7, os vários ministros da União Europeia concordaram em colocar um travão significativo a esta medida, que será bem menos severa para os construtores.

Esta versão mais suave da Euro 7 prevê que fique quase tudo na mesma para os veículos ligeiros de passageiros e mercadorias, mas estabelece limites para as emissões não provenientes do tubo de escape, como as partículas provenientes dos travões e dos pneus.

Além disso, a proposta mais recente da Euro 7 passa a definir requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e impõe obrigações mais rigorosas para o ciclo de vida dos veículos”, como se pode ler no comunicado do Conselho da UE.

O que ainda podemos esperar deste V6 biturbo?

O motor V6 biturbo de 2.9 litros da Alfa Romeo é, atualmente, o «coração» dos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, como vimos acima, mas também «anima» as versões Giulia GTA e GTAm, bem como o Giulia SWB Zagato.

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato traseira 3/4
Alfa Romeo Giulia SWB Zagato

Além disso, o motor que encontramos no novo 33 Stradale deriva diretamente deste bloco com seis cilindros em V, ainda que nesse modelo a cilindrada tenha subido dos 2.9 litros para os 3.0.

Agora, com o «patrão» da Alfa Romeo a garantir que este motor V6 tem futuro para lá de 2025, resta apenas saber em que novos modelos poderá vir a ser usado, algo que Imparato ainda não confirmou.

Contudo, um dos candidatos mais prováveis a receber este bloco é o novo superdesportivo que a marca de Arese já está a desenvolver e que será mostrado em 2026.

Alfa Romeo 33 Stradale 3/4 de frente
© Alfa Romeo O Alfa Romeo 33 Stradale usa um motor de seis cilindros com 3.0 litros derivado deste V6 biturbo com 2.9 litros

Para já, os detalhes em torno deste modelo ainda são escassos, mas sabe-se que terá uma produção muito limitada (nunca superior a 50 exemplares) e que terá linhas inspiradas num modelo histórico da Alfa Romeo: para já os candidatos mais óbvios são o Giulia TZ (1963), o Montreal (1970), o Giulietta SX (1960) e o protótipo Carabo (1968).

Fonte: Autocar