Notícias Roda traseira do Yamaha Tricera faz mais do que aparenta

Arranque a Frio

Roda traseira do Yamaha Tricera faz mais do que aparenta

Já existem alguns «brinquedos» na forma de triciclo e a Yamaha parece também querer juntar-se a estes com o Tricera. E vem com um truque único.

Yamaha Tricera, vista 3/4 traseira de cima
© Yamaha

A Yamaha vai «atacar em força» o Salão de Tóquio, aproveitando o alargamento do âmbito do evento que a nova designação deixa adivinhar: Japan Mobility Show.

Não vão faltar protótipos do construtor, sobretudo de duas rodas, mas o destaque promete ser este Tricera, um veículo de três rodas.

Contudo, o Yamaha Tricera não é uma mota de três rodas, como o volante de automóvel que o equipa denuncia. Aproxima-se conceptualmente mais do Morgan Super 3 ou do Vanderhall Venice — já testado por nós —, mas diferencia-se pelo estilo futurista e por ser 100% elétrico.

A Yamaha não avançou com especificações técnicas sobre o grupo motriz do Tricera, mas destacou a característica única, entre os triciclos, de também poder virar a roda traseira.

Yamaha Tricera de traseira a mostrar roda traseira a virar
© Yamaha

E dá-nos opções: a roda traseira pode virar na mesma direção das dianteiras ou na direção contrária para potenciar, respetivamente, a estabilidade e a agilidade. Caso o condutor queira uma experiência de condução mais orgânica, pode desativar esta funcionalidade.

Fica por saber se a Yamaha pretende produzir o Tricera no futuro. Já não seria a primeira vez que a Yamaha «ameaçou» uma aproximação ao mundo automóvel para depois cancelar tudo à última hora.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos contou com o envolvimento da Yamaha no desenvolvimento do seu motor?