Notícias BMW M3 Touring já é a carrinha mais rápida de sempre no “inferno verde”

Recordes

BMW M3 Touring já é a carrinha mais rápida de sempre no “inferno verde”

A revelação final da BMW M3 está para breve, mas já tem um recorde para mostrar: esta é a carrinha mais rápida no Nürburgring.

BMW M3 Touring Ver vídeo

A BMW M3 Touring ainda não foi oficialmente revelada, mas já é, oficialmente, a carrinha mais rápida alguma vez a efetuar uma volta completa no Nürburgring.

A inédita variante do M3 fez os 20,832 km do “inferno verde” nuns muito rápidos 7min35,06s, retirando uns substanciais 10 segundos à anterior recordista, a maior e mais potente Mercedes-AMG E 63 S.

Jörg Weidinger foi o piloto de serviço e, brevemente, será publicado o vídeo da volta. Por enquanto, a BMW M mostrou a preparação que foi necessária para conseguir o recorde (entretanto, a BMW M já publicou o vídeo da volta recorde, que podem ver no topo deste artigo).

TÊM DE VER: M4 CSL é o BMW mais rápido no Nürburgring. A volta em vídeo

Revelação a 23 de junho

Após anos de anúncios e teasers, a revelação final da BMW M3 Touring está agora a poucos dias de distância.

Esta será mostrada pela primeira vez no próximo dia 23 de junho, na abertura do Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, evento que terá como tema central os 50 anos da… BMW M.

BMW M3 Touring

É grande a expetativa à volta da inédita M3 Touring, talvez um dos modelos mais pedidos à BMW M para trazer ao mercado. Já teve perto de acontecer — fiquem a saber tudo sobre o protótipo da M3 Touring com base na geração E46 —, mas até agora a BMW nunca tinha chegado a «vias de facto».

O que esperar?

Sendo mais um membro da família M3, a M3 Touring conta com a mesma cadeia cinemática da berlina. Ou seja, por baixo do capô iremos encontrar o S58, o bloco de seis cilindros em linha com 3,0 l e dois turbos.

Contudo, não são esperadas tantas variantes como acontece na berlina. Na verdade a M3 Touring deverá contar apenas com uma variante: a Competition xDrive. Isto significa que o S58 estará apenas disponível na variante de 510 cv e a transmissão será apenas às quatro rodas através da caixa automática de oito velocidades.

Uma BMW M3 Touring de tração traseira ou caixa manual não parece estar nos planos.

As maiores diferenças entre a berlina e a carrinha estarão ao nível da calibração da suspensão. Isto para fazer face à maior capacidade da M3 Touring em transportar carga, mas segundo os responsáveis pelo desenvolvimento da nova proposta, o objetivo final é de que a experiência de condução seja em tudo idêntica à do M3 berlina.

Vejam ou revejam o nosso teste ao M3:

Atualizado a 18 de junho: Foi adicionado ao artigo o vídeo com a volta da BMW M3 Touring.